Rondônia, terça-feira, 21 de maio de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 15 de Março de 2019 - 17h41

Exames de angioplastia e cateterismo voltam a ser realizados no HB

da Redação


Exames de angioplastia e cateterismo voltam a ser realizados no HB

Os pacientes do Hospital de Base de Porto Velho voltaram a contar nesta sexta-feira (15) com exames de angioplastia cerebral, angioplastia de membros inferiores, angioplastia coronariana e cateterismo cardíaco, realizados por um angiógrafo, equipamento de alta complexidade e que estavam suspensos desde 2018.

Cerca de 350 pacientes, que aguardavam na fila por exames de procedimentos eletivos começam a ser atendidos.

O primeiro atendimento foi feito na quinta-feira, em um paciente de urgência do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo e nesta sexta-feira havia mais dois agendados para a realização do procedimento.

De acordo com o secretário de saúde estadual, Fernando Máximo, muitas medidas foram tomadas desde o início de sua gestão para melhorar a saúde no Estado. “Ainda estamos na fase de concluir alguns diagnósticos sobre a saúde, mas muitas coisas importantes e interessantes já foram feitas como e uma delas é a reativação dos exames feitos pelo equipamento angiógrafo, que estava com defeito desde o ano passado. A peça custou mais de R$ 300 mil e vai trazer muitos benefícios para os pacientes”, disse o secretário.

Este processo permite que as artérias coronárias voltem a funcionamento regular, possibilitando que o coração receba maior fluxo de sangue e continue trabalhando normalmente. Isso garante ao paciente um tempo de internamento menor e recuperação mais rápida que cirurgias convencionais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

O coordenador do setor de Hemodinâmica do Hospital de Base, Graciliano Maia, trabalha com expectativa de realizar 250 procedimentos ao mês. Desde sua implantação, o setor de Hemodinâmica realizou 1.999 procedimentos. Deste total, cerca de 70 por cento são pacientes da capital, aponta o setor de estatísticas da Sesau.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/exames-de-angioplastia-e-cateterismo-voltam-a-ser-realizados-no-hb)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions