Rondônia, terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 09 de Fevereiro de 2008 - 11h07

Expedição da USP doará mais de 200 próteses auditivas em Rondônia

Jornal da Cidade


Na primeira “Expedição Rondônia” promovida pela Universidade de São Paulo (USP) neste ano, pesquisadores das áreas de odontologia e fonoaudiologia levarão na bagagem cursos de capacitação e atendimento à população da região de Monte Negro, interior de Rondônia. Além dos procedimentos clínicos e orientação voltada para a saúde coletiva, serão doados mais de 100 aparelhos auditivos e 130 próteses dentárias aos pacientes do projeto. Um laboratório de prótese também será inaugurado. A expedição sairá de Bauru hoje e vai até o próximo dia 22 . “A adaptação dos aparelhos auditivos nos pacientes é um marco da expedição”, afirma Magali de Lourdes Caldana, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) e coordenadora do projeto. Ela ressalta a contribuição de especialistas na área da fonoaudiologia, como a professora Maria Cecília Bevilácqua, e as parcerias com os fabricantes dos aparelhos como “fundamentais para a ampliação do atendimento”.

Implantado em 2002, o projeto tem se destacado pelo pioneirismo, assiduidade e o crescente investimento. Durante esta expedição será inaugurado um laboratório de prótese dentária na Clínica de Odontologia da USP existente no local. “Além de mais saúde, o novo serviço irá levar mais conforto à população daquela região, que é bastante carente”, informa o professor José Roberto de Magalhães Bastos, titular da área de Saúde Coletiva e atual prefeito do câmpus da USP em Bauru .

O novo laboratório terá o nome de José Valdes Conti, uma das maiores autoridades brasileiras na área da prótese dentária. Monte Negro é um município do interior de Rondônia com aproximadamente 17 mil habitantes. Lá, a USP possui um núcleo avançado de pesquisas de ponta na área de doenças tropicais, sob responsabilidade local do médico Luís Marcelo Aranha Camargo, professor do Instituto de Ciência Biomédicas (ICB/USP).A iniciativa foi tão enriquecedora que a universidade busca ampliar os investimentos.

A USP está canalizando recursos próprios para a montagem um Núcleo de Promoção à Saúde com a Prefeitura de Monte Negro. A nova unidade ficará sob a responsabilidade da FOB/USP, através da área de Saúde Coletiva do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva.

Para os integrantes do projeto, a expedição é uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal, como é o caso de Fábio Silva de Carvalho, cirurgião-dentista e mestrando em Saúde Coletiva em Bauru. Mesmo em sua quinta expedição, a pós-graduanda Ariádnes Nobrega de Oliveira, ainda carrega um pouco de ansiedade: “A cada viagem novas experiências são vividas”. Larissa Moreno, aluna de odontologia, aposta no intercâmbio de experiências. “Tenho certeza que serão dias de novos aprendizados e de troca de conhecimentos entre nós e a população local”, diz.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions