Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Expedito Júnior pede auditoria na CERON

Terça-feira, 03 Junho de 2008 - 16:50 | RONDONIAGORA.COM


A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou hoje requerimento do senador Expedito Júnior (PR/RO) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria na gestão da Ceron. No final do ano passado, Expedito Júnior pediu ao Ministério de Minas e Energia enviasse cópia de contratos de compra e venda de energia elétrica pela Ceron desde 3003.

A auditoria a ser realizada pelo TCU deverá conferir a legalidade e a legitimidade, sob os aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial, dos contratos de compra e venda de energia, além dos instrumentos legais que fundamentaram essas contratações.

Expedito Júnior citou, em discurso no plenário do Senado, supostas irregularidades cometidas pela companhia, que vende uma das energias mais caras do País. Segundo a denúncia, a Ceron tem comprado óleo diesel da Petrobrás por preços acima dos vendidos no mercado. Enquanto a empresa Equador repassa o combustível em quase todas as localidades de Rondônia, pelo preço real de R$ 1,96, a Petrobrás vende para a Ceron o litro ao preço de no mínimo R$ 2,21.

“É preciso saber como é aplicado o dinheiro da Ceron na compra de combustíveis”, disse o senador. Expedito Júnior reclamou ainda que o Governo Federal só atendeu 11.146 domicílios em Rondônia pelo “Programa Luz para Todos”, quando a previsão inicial para a primeira etapa era atender a 17.600 domicílios até 2007.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também