Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 05 de Outubro de 2009 - 15h07

Expedito propõe audiência com Lula e união das bancadas dos ex-territórios

RONDONIAGORA


Expedito propõe audiência com Lula e união das bancadas dos ex-territórios
Durante encontro com servidores públicos federais do ex-território, o senador Expedito Junior (PSDB-RO) propôs uma audiência com o presidente Lula e a união das bancadas dos estados de Rondônia, Amapá e Roraima, que padecem dos mesmos problemas da categoria. O parlamentar criticou a equipe de planejamento do Governo Federal, lamentando a falta de respeito aos ex-territórios. “Em Brasília encontrei por acaso a professora Maria Aparecida chorando porque foi destratada por um chefe de gabinete de um dos secretários do ministério. Peguei ela pelas mãos e fui até e exigi respeito aos nossos servidores porque ela estava na condição de representante dessa classe”, disse Expedito, condenando os burocratas de Brasília.

Em sua opinião, existem dois meios para sensibilizar o Governo para os problemas da contaminação por DDT dos servidores da Funasa e das perdas salariais. O primeiro é conversar diretamente com o presidente Lula e tentar fazer um acordo e o segundo é convocar as bancadas dos ex-territórios no Senado (são 9 senadores) e trancar as pautas até os estados serem ouvidos. “Sempre vão nos empurrar com a barriga”, explicou Expedito sobre as reuniões com os técnicos do Ministério do Planejamento e Orçamento. A idéia de Expedito foi corroborada pelos sindicalistas Herclus Coelho, presidente do Sindsef, Mário Jorge e Daniel Pereira, diretores da entidade. Para os três, é importante audiência com o presidente Lula para ele saber pessoalmente o drama dos servidores da Funasa que estão morrendo contaminados pelo DDT. Nem dinheiro para os exames a União bancou.

Herclus Coelho foi mais além ao exigir um posicionamento firme do Ministério Público Federal. Segundo ele, o sindicato já denunciou o caso ao MPF, mas ninguém tomou providências. “Já não devemos esperar nada mesmo do MPF”, disse Expedito, lembrando que o Ministério Publico do Trabalho também age da mesma forma. “Me admira muito porque se fosse uma empresa privada, no dia seguinte estava levando multa”, lamentou.

Hoje os servidores que usam DDT não estão com equipamentos adequados, a exemplo de botinas, fardas e máscaras, segundo Heclus. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) prometeram mobilizar as bancadas dos seus partidos para garantir a solução para os problemas dos trabalhadores da Funasa.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions