Rondônia, 18 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Faperon remarca nova reunião com indústrias de carne no dia 29

Quinta-feira, 10 Março de 2016 - 12:02 | RONDONIAGORA


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias de Souza, remarcou para o próximo dia 29 uma nova rodada de negociações com os representantes dos frigoríficos para discutir a retomada dos preços praticados no mês de julho do ano passado. A reunião da Câmara Setorial da Carne, marcada para terça-feira, 8, na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), acabou frustrando os criadores porque novamente as indústrias não compareceram. Os cinco maiores enviaram ofícios à Faperon pedindo mais prazo porque grande parte dos executivos estava fora do País ou cumprindo acordos comerciais em grandes estados do Nordeste. O único de Rondônia, João Gonçalves, proprietário do frigorífico Gonçalves, confirmou presença, mas não foi e nem enviou justificativa, o que revoltou os produtores. A principal pauta da Câmara Setorial da Carne, criada após o chamado Grito da Pecuária realizado pela Faperon, é discutir o preço justo para arroba do boi gordo.



CPI – Paralelo a Faperon, a Assembleia Legislativa de Rondônia também investiga os chamados incentivos fiscais aos frigoríficos em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O presidente Adelino Follador (DEM) já requisitou documentos na Secretaria de Finanças (Sefin) sobre os contratos firmados com essas indústrias.

Piquetes – Durante o último encontro dos produtores, uma corrente defendeu a radicalização do movimento armando piquetes em frente aos frigoríficos impedindo a entrada de cargas de boi. O movimento é fraco, mas vem ganhando força entre os criadores a medida em que as indústrias tem virado as costas para as reivindicações da classe.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também