Rondônia, 03 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

FARO já conta em seu campus com acesso à rede sem fio

Quarta-feira, 20 Fevereiro de 2008 - 20:09 | Assessoria


Já está funcionando nas dependências da FARO o “WireLess”, um sistema de acesso a rede sem fio. A maneira mais eficiente de acesso à Internet por banda larga sem conexão física direta entre os equipamentos, ou seja, o usuário não precisa conectar seu notebook a cabo algum. O sistema, autorizado pela Anatel, que está ligado por meio de antenas e transmissores, permite à comunidade acadêmica da FARO o acesso, gratuitamente, à rede mundial de computadores, através de notebook que disponha do recurso.
O Coordenador de Sistemas da FARO, Fernando José Elarrat Canto, explica mais detalhado: “O funcionamento do sistema wireless é uma antena num ponto central e estratégico. Esta antena está conectada à rede local de um provedor, que se conecta diretamente ao modem (backbone) Internet. A antena emite um sinal na freqüência de 2.4 GHz (frequência livre para operação), utilizando o sistema chamado Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS). Este sinal é captado por uma antena instalada no campus e é levado até uma placa especial que é instalada dentro do computador do usuário e, a partir daí, você estará conectado à Internet”.
O acadêmico Deivide Lucas aprovou a novidade. “Posso estar no restaurante ou na lanchonete, na biblioteca, laboratório, sentado em um dos bancos do campus e acessar a internet tranqüilamente através de um notebook sem precisar de fios”, conta.
Deivide acrescenta ainda que sempre salva em seu e-mail seus trabalhos acadêmicos e demais projetos e com essa facilidade ele pode acessá-los na mesma hora e de onde estiver na Faculdade. “É só abrir o notebook acessar a internet, abrir meu e-mail, e pronto, não precisarei me deslocar até um local que tenha cabo de acesso à internet”, esclarece o estudante. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também