Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 30 de Abril de 2009 - 11h31

Fest Cine Itinerante leva cultura e diversão para comunidades

Assessoria


O projeto de difusão do cinema ambiental, Fest Cineamazônia Itinerante 2009, retoma suas atividades neste ano. Em 2008, o festival de cinema conseguiu um feito inédito para a cultura do norte do Brasil, com a exibição em varias cidades de Rondônia, comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, além da conexão com Peru, Bolívia, Colômbia e Portugal. Ano passado o festival percorreu mais de 33 mil quilômetros, atingiu uma platéia de 10.000 pessoas e mais de 133 horas de exibição. O festival hoje é um marco no processo de aproximação cultural latino americana.

A exemplo de que aconteceu no ano passado, comunidades rurais e de distritos de Porto Velho recebem a programação itinerante do Fest Cineamazônia. O projeto é oportuno para a difusão cinematográfica, e entretenimento aos moradores. A itinerância começa no próximo sábado (2/5), no distrito de Jacy-Paraná. As exibições serão abertas à comunidade. Na programação, os melhores filmes e vídeos da edição 2008 do evento. A novidade é a apresentação do documentário sobre o projeto itinerante realizado no ano passado nas mesmas comunidades. Uma oportunidade única para esse povo também se ver na tela, como sujeitos dessa história.

As próximas localidades a receberem as exibições serão: União Bandeirante (3/5), Mutum (4/5), Abunã (5/5), Fortaleza (6/5), Vista Alegre (7/5), Extrema (8/5), e finalizando a primeira etapa em Nova Califórnia (9/5).

A logística envolve cerca de 20 profissionais técnicos e auxiliares. Em cada localidade, o Fest Cineamazônia Itinerante estará montando uma estrutura em tenda para receber cerca de 300 pessoas por exibição. Os moradores são previamente convidados para a programação. O envolvimento e participação da comunidade local são fundamentais para o sucesso do projeto.

Depois da região de Ponta do Abunã, a programação itinerante continua em cidades de Rondônia, Acre, Bolívia e Peru.

O Fest Cineamazônia Itinerante 2009 tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. E como apoiadores: Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMED e SEMDES, senadora Fátima Cleide e deputado Eduardo Valverde.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions