Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 09 de Dezembro de 2009 - 09h04

Fest Cineamazônia faz despedida cultural em Teotônio

Assessoria


A mostra Cinema No Beiradão, que leva cinema e vídeo para comunidades ribeirinhas de Porto Velho, será exibida nesta quarta-feira, na Cachoeira de Teotônio. Para os organizadores do Fest Cineamazônia, o evento será uma despedida cultural da cachoeira que irá desaparecer com a formação do grande lago do complexo hidrelétrico do rio Madeira.

A programação desta quarta-feira começa com a exibição da mostra A Escola Vai ao Cinema, das 8h30 às 11h30, no Teatro Banzeiros, com a participação de estudantes. Ainda pela manhã, acontecem as três oficinas técnicas realizadas durante o Festival, numa parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas, Seccional Rondônia (ABD-RO).

O ator Luiz Carlos Vasconcelos, que há 30 anos interpreta o palhaço Xuxu, é o instrutor da oficina de “Técnicas de Palhaço. O tempo cômico”. O cineasta Marcos Vilar é o ministrante da oficina “Processo de Realização Cinematográfica”. O jornalista Humberto Oliveira ministra a oficina de “Prática de Roteiro”.

A partir das 19h30, com entrada gratuita, continuam as exibições dos filmes e vídeos que disputam a Mostra Competitiva, concorrendo ao prêmio Mapinguari.

Corumbiara

O documentário Corumbiara, de Vincent Carelli, exibido na noite de terça-feira, comoveu o público que lotou o Teatro Banzeiros. O roteiro mostra a persistência de indigenistas e antropólogos para localizar e defender os remanescentes de uma etnia indígena que foi dizimada por fazendeiros no Sul do estado de Rondônia.

Apesar de provas da existência de índios isolados, o latifúndio continua devastando a floresta e eliminando o que ainda resta de índios na região. Após a exibição do vídeo, o público pode debater com o diretor Vincent Carelli.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio do Governo Federal / Brasil – Um país de todos, Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Petrobras, Eletrobrás, Correios, e apoio cultural de Santo Antônio Energia, www.rondoniagora.com, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions