Rondônia, 10 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Fiero defende revitalização da hidrovia do Maderia

Sexta-feira, 21 Agosto de 2015 - 09:42 | Fiero


O investimento em logística é fundamental para que o estado ganhe competitividade. Esta ação tem todo o apoio da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), por entendermos que em definitivo, o investimento no rio Madeira, transformando seu potencial logístico em uma hidrovia, é uma ação transformadora para os segmentos produtivos e para o desenvolvimento do nosso estado. Contem com a Fiero. Estamos ombreados com este projeto”. A declaração é do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, ao participar nesta quinta-feira, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, do evento denominado “Capital da Navegação”, uma ação coordenada pela Federação Nacional das Empresas de Navegação em Rondônia (Fenavega).


O evento coordenado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega), que traz para Rondônia a quarta etapa do movimento de mobilização “Capital da Navegação” debateu temas como, garimpo e pirataria nos rios da Amazônia, dragagem, sinalização e transposição de troncos na hidrovia, privatização da Hidrovia do Rio Madeira, desburocratização da navegação, investimentos no porto público de Porto Velho e Centro de Treinamento de Aquaviários.
Com a presença de autoridades e representantes do segmento produtivo de Rondônia, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), em Porto Velho, foi palco na manhã desta quinta-feira (20 de agosto), da discussão sobre as soluções de logística no transporte, o desenvolvimento e o futuro do sistema aquaviário.
O evento coordenado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega), que traz para Rondônia a quarta etapa do movimento de mobilização “Capital da Navegação” debateu temas como, garimpo e pirataria nos rios da Amazônia, dragagem, sinalização e transposição de troncos na hidrovia, privatização da Hidrovia do Rio Madeira, desburocratização da navegação, investimentos no porto público de Porto Velho e Centro de Treinamento de Aquaviários.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé elogiou a iniciativa e afirmou, em nome da indústria, que apoia toda ação cujo objetivo é fortalecer e implementar ações em Rondônia para fortalecer as questões logísticas.
Ainda de acordo com o presidente da Fiero, o investimento em logística é fundamental para que o estado ganhe competitividade. “Esta ação tem todo o apoio da Federação das Indústrias, por entendermos que em definitivo, o investimento no rio Madeira, transformando seu potencial logístico em uma hidrovia, é uma ação transformadora para os segmentos produtivos e para o desenvolvimento do nosso estado. Contem com a Fiero. Estamos ombreados com este projeto”, argumentou.
Abrindo os trabalhos, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação em Rondônia (Fenavega), Raimundo Holanda comentou que o governo de Rondônia tem interesse em debater o assunto, observando que a hidrovia do Madeira hoje é o modal que impulsiona as exportações do estado. Holanda explicou que evento tem corrido o País, passando pelas principais regiões onde as hidrovias são corredores de transporte.

“Considerando a importância que o rio Madeira tem para a logística no chamado Corredor Norte, Rondônia passou a figurar neste universo da “Capital da Navegação” com a escolha da cidade de Poro Velho por ser o marco zero da hidrovia do Madeira”, comentou Holanda.

O vice-presidente de Desenvolvimento Econômico do Sistema Fiero, empresário Adélio Barofaldi prestigiou o evento e ressaltou que a Federação das Indústrias está sempre à disposição para apoiar ações voltadas ao desenvolvimento. No meu ponto de vista, a Hidrovia do Madeira integra um contexto de logística que precisa ser restabelecido. “Estes encontros são importantes, pois estabelecem o debate em torno de temas relevantes como a logística dos transportes, o atendimento das demandas, a procura por um frete mais acessível”, disse.
Para Barofaldi, a iniciativa é fundamental, inclusive para provocar e sensibilizar as autoridades para cuidar e passar a ver a Hidrovia do Madeira com se fosse uma rodovia ou ferrovia. “No atual contexto econômico, não há como a região Norte sobreviver sem a Hidrovia do Madeira. É preciso lutar para a inclusão da Hidrovia na logística nacional, e para isso são necessários mais eventos como este”, disse.
Segundo o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, que representou o governador Confúcio Moura no evento, o governo estadual está envolvido com o projeto de desenvolvimento da logística de transporte de Rondônia, que passa pela obra do anel viário de acesso aos portos e pela própria ampliação e melhoria do Porto Organizado de Porto Velho.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também