Rondônia, quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 14 de Outubro de 2008 - 16h12

FIMCA destaca função do terapeuta em dia dedicado ao profissional

Assessoria


Foi comemorado nesta segunda-feira o Dia do Fisioterapeuta, profissional que atua numa área da saúde voltada para o entendimento da funcionalidade humana, onde é capacitado a emitir ou prescrever o diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

Regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938/1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975, a Fisioterapia é administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, lares de idosos, escolas, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, professora Neide Ribeiro expica que a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia, Biomecânica, Propedêutica e Semiologia Funcional Humana, Biofísica, Bioquímica e outras Ciências Básicas; ancoradas na Cidadania, Antropologia, Etica entre outras Ciências Humanas.

Neide ressalta que o profissional fisioterapeuta atua no processo de prevenção (primária, secundária e terciária), reabilitação (processo multiprofissional) e reintegração do paciente, sendo que para tais fins utiliza-se diferenciados recursos, como: Cinesioterapia (terapia por movimentos), Eletrotermofototerapia (procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, dentre outros), Mecanoterapia (utiliza aparelhos mecânicos), recursos manipulativos (mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais), Hidroterapia (Cinesioterapia realizada em ambiente aquático), Termoterapia (procedimento com administração de modalidades biotérmicas) e Crioterapia (emprego de gelo como procedimento terapêutico).

Entre as áreas de atuação do profissional fisioterapeuta destacam-se: Fisioterapia dermatofuncional, do trabalho, gerontológica, uroginecológica e obstétrica, neurofuncional, musculoesquelética, respiratória, da ariculação temparo mandibular, pediátrica, esportiva, e manipulativa.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) entre as especialidades reconhecidas encontram-se: Fisioterapia Pneumo-funcional; Fisioterapia Neuro-funcional; Acupuntura; Quiropraxia e Osteopatia; Fisioterapia traumo-ortopédica funcional; Fisioterapia esportiva; Fisioterapia do trabalho.

Em julho de 2007, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA inaugurou o Centro de Reabilitação do Curso de Fisioterapia equipado com o que havia de mais moderno, com o objetivo de prestar atendimento à comunidade acadêmica e população em geral, e proporcionar à formação de profissionais capacitados, éticos, preocupados com o social. Na ocasião também foram iniciadas as atividades acadêmicas de um novo Curso implantado pela Instituição – O Curso de Fisioterapia.

Depois de mais de um ano de funcionamento, o Centro de Reabilitação da FIMCA reúne em seu quadro docente profissionais das mais variadas áreas da Fisioterapia atendendo em especialidades como Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia, Reeducação Postural Global (RPG), Hidroterapia, e agora, fisioterapia na gravidez.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/fimca-destaca-funcao-do-terapeuta-em-dia-dedicado-ao-profissional)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions