Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 21 de Dezembro de 2009 - 20h29

FIMCA firma convênios com Jaru e Vilhena e estende estágio de Medicina

Assessoria


O prefeito municipal de Jaru, Jean Carlos dos Santos e o diretor geral da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Aparício Carvalho, assinaram convênio que institui e regula o estágio dos alunos do Curso de Medicina na rede municipal de saúde. A assinatura aconteceu na sala de reuniões da diretoria da FIMCA e contou com a presença do deputado estadual Amaurí dos Santos.

Os estágios se darão nos programas de Saúde da Família, nas sete UBS - Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Sandoval Araujo Dantas que possui em sua estrutura 86 leitos, assim distribuídos por clínicas especializadas: Clínica Médica, 35; Clínica Cirúrgica, 15; Ginecologia e Obstetrícia, 15; Pediatria, 15; Sala Pré-Parto, 5; Sala Pós-Parto, 5; Pós-Parto Cirúrgico, 5; Pronto Socorro,5. Além das Clínicas Especializadas, o hospital possui uma sala para exame pré-parto, um laboratório de análises clínicas e o serviço de radiologia.

Segundo o prefeito Jean Carlos “essa parceria é muito importante para a população de Jaru na medida em que vai ampliar o nosso atendimento na área de saúde”. A opinião também é compartilhada pelo deputado Amaury, que já foi prefeito do município. “Como deputado estadual, representando o povo de Jaru e região na Assembléia Legislativa, fiquei muito feliz com a assinatura desse convênio, porque nosso objetivo é levar para o município o maior número possível de profissionais de saúde. E com a ida desses estagiários de medicina da FIMCA, pode ser que alguns deles acabem se interessando em se estabelecer por lá”.

Para o diretor geral da FIMCA, médico psiquiatra Aparício Carvalho, a assinatura desse convênio é uma iniciativa extremamente proveitosa tanto para alunos como para a população. “O aluno terá a oportunidade de trabalhar com médicos envolvidos e motivados; e a população receberá um atendimento de alto nível”, disse.

Aparício ressaltou que o convênio vai ampliar para o interior do estado e fortalecer a qualidade do estágio do Curso de Medicina da FIMCA, que já é realizado nas unidades da rede pública de saúde. “Jaru é mais um município que soma conosco nesta parceria. Na capital temos convênio tanto com a Prefeitura de Porto Velho como com o Governo de Rondônia, para a realização de estágio supervisionado na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na policlínica e postos de saúde do município, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no CEMETRON – Centro de Medicina Tropical de Rondônia, no Hospital Infantil Cosme e Damião, no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e na Policlínica Osvaldo Cruz”, finalizou.

Em Vilhena

O campo de estágio do internato do Curso de Medicina da FIMCA foi consideravelmente ampliado com assinatura de um convênio entre a mantenedora da faculdade e a Prefeitura Municipal de Vilhena.
O contrato tem como objetivo a cooperação técnica e pedagógica para o desenvolvimento dos estágios curriculares supervisionados dos acadêmicos de medicina nas dependências das unidades mistas de saúde do município.

O convênio foi assinado pelo prefeito de Vilhena, José Rover, e pelo diretor geral da FIMCA, Aparício Carvalho, na presença da vice diretora, Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, da coordenadora acadêmica, Profª. Eliete Oliveira Mendonça, do coordenador do Curso de Medicina, Rui Rafael Durlacher, e do secretário de administração de Vilhena, Marcelo Cardoso.
Rede de saúde do município

Somente no Hospital Regional de Vilhena, que além do município atende várias cidades do cone sul do estado e a região mais próxima do vizinho Estado do Mato Grosso, os estagiários e seus preceptores vão contar com 167 leitos nas seguintes especialidades: Clínica Médica (84 leitos); Obstetrícia e Ginecologia (10 leitos); Pediatria (32 leitos); Ortopedia pediátrica (5 leitos); Ortopedia Adulto (10 leitos); Neonatal (5 leitos); Sala Pré-Parto (3 l3itos); Pronto Socorro (8 leitos) e UTI (10 leitos).
O convênio também vai oferecer campo de estágio na Maternidade que está sendo construída, com sessenta leitos; no Laboratório de Análises Clínicas; no Serviço de Radiologia, que faz exames básicos de radiologia e mamografia; nas Unidades Municipais de Saúde: Policlínica João Luiz da Silva, Posto de Saúde DST/AIDS/CAPS Viviane Quijada; e nas Unidades Básicas de Saúde, que prestam serviços de atenção básica com estratégia em saúde familiar: Lírio Hoeseo, Vitalina Gentil, Industrial, Afonso Mansur de frança e Leonardo Alves de Souza.

As metas

Além de dar suporte à ampliação do campo de estágio dos acadêmicos de medicina da FIMCA, o convênio também contempla as seguintes metas: aperfeiçoar os conhecimentos teóricos durante o curso; propiciar a complementação de ensino e da aprendizagem em conformidade com os currículos e programas escolares, desenvolvendo competências e habilidades; proporcionar experiência prática na linha de formação de estágio; possibilitar uma oportunidade de contato entre a comunidade universitária e as necessidades da população, especialmente no que se refere à saúde pública; aproximar os acadêmicos do SUS – Sistema Único de Saúde; aprimorar os serviços públicos de saúde através da aplicação de técnicas, pesquisas e estudo do corpo discente e docente da FIMCA; desenvolver estudos e pesquisas dentro da área de conhecimento específico de cada curso, conforme legislação em vigor e autorização dos participantes; e colaborar com o município na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, e inclusive para o aperfeiçoamento de seus servidores, através de cursos, a título de contrapartida.

Para o prefeito José Rover, o convênio é uma chance de renovação e estímulo aos funcionários. “Ao mesmo tempo em que oportuniza aos alunos a vivência prática dos conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, a iniciativa também permite uma renovação, já que a academia sempre traz novos conhecimentos ao ambiente de trabalho”.
Segundo o diretor geral da FIMCA, o médico psiquiatra Aparício Carvalho, “o convênio assinado trará inúmeros benefícios para a população de Vilhena, que passará a ser assistida pelos estagiários do último ano de medicina, devidamente orientados pelos seus preceptores. Mas os acadêmicos também têm muito a ganhar. O estágio no município além de servir como aprendizado, pode abrir as portas do mercado de trabalho para estes alunos, pois há uma grande demanda destes profissionais no interior do Estado”, concluiu.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions