Rondônia, domingo, 29 de novembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 27 de Agosto de 2009 - 18h20

Fimca inaugura o primeiro Hospital Escola de Rondônia

Sérgio Mello


Fruto de uma parceria entre a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e o Hospital Madre Mazzarello, Rondônia recebe nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, o seu primeiro Hospital Escola, que servirá como campo de estágio aos cursos da área da saúde ministrados pela instituição.

“A inauguração do nosso hospital de ensino é um orgulho, principalmente porque saímos na frente: trata-se do primeiro de Rondônia. Esse hospital será um prolongamento do nosso estabelecimento, provendo nossas demandas de treinamento universitário na área da saúde”, declarou o diretor da FIMCA, médico Aparício Carvalho. Ele lembra que a sua inauguração representa a vitória sobre uma série de grandes desafios, com dificuldades de toda sorte, financeiras, burocráticas e administrativas. “Mas apesar de todas essas ressalvas, o nosso desejo de fazer da FIMCA um ícone no atendimento das três vertentes as quais se destina - ensino, assistência e pesquisa - falou mais alto, nos impulsionando a concretizar essa parceria com o Hospital Madre Mazzarello que a partir de agora, vai atuar conosco, no atendimento à sociedade, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisa, de produção e da incorporação de tecnologia na área de saúde.”

Depois de uma ampla reforma, interna e externa, o Hospital Escola Madre Mazzarello conta agora com 30 leitos (16 destinados à clínica cirúrgica), dois centros cirúrgicos, equipado com auditório e salas de aula para práticas pedagógicas, ambiente totalmente climatizado, pronto para atender pacientes do SUS, alem das atividades particulares que continuarão a ser desenvolvidas, nas áreas de clínica cirúrgica e ambulatorial.

Sua posição privilegiada, na Av. Carlos Gomes com a Rua Salgado Filho, na região central de Porto Velho, é mais um diferencial que facilitará o acesso de pacientes de todos os quadrantes da cidade. Ali, sob a supervisão direta dos seus professores, os acadêmicos dos cursos de medicina e enfermagem da FIMCA, desenvolverão suas tarefas de estágio supervisionado, alem daquelas que já prestam nas unidades da rede pública, estadual e municipal, de saúde.

De acordo com o diretor da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, a inauguração da unidade é mais um reforço para o processo formativo do aluno, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais, colocando o futuro profissional frente a uma realidade diversa ao âmbito acadêmico - ampliando seu senso de responsabilidade e compromisso com a cidadania. “Mas, convém lembrar que os nossos acadêmicos de medicina que já estão no internato, mesmo com a inauguração do hospital universitário, continuarão desenvolvendo suas atividades de estágio nas unidades da rede pública de saúde. Temos convênio tanto com a Prefeitura de Porto Velho como com o Governo de Rondônia, para a realização de estágio supervisionado na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na policlínica e postos de saúde do município, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no CEMETRON – Centro de Medicina Tropical de Rondônia, no Hospital Infantil Cosme e Damião, no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e na Policlínica Osvaldo Cruz.”

A cerimônia de inauguração será às 19hs da próxima sexta-feira, dia 28. Inúmeras autoridades já confirmaram presença ao ato solene que será encerrado com um coquetel.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions