Rondônia, segunda-feira, 23 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 22 de Agosto de 2008 - 10h39

FIMCA promove Curso teórico-prático de confecção de dardos

Assessoria


Com o apoio da direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e em parceria com as coordenações dos Cursos de Ciências Biológicas e de Medicina Veterinária, o biólogo e pós-graduando em Perícia Ambiental, Rafael Acorsi Soares ministra dia 30 de agosto (sábado) das 08h00 as 18h00 no Campus da Instituição o curso de teórico-prático de confecção de dardos e tiro de zarabatana.Com carga horária de 12 horas, o curso de Confecção de dardos tranqüilizantes e tiro de zarabatana tem como público alvo acadêmicos dos Cursos de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas da FIMCA, biólogos, veterinários, policiais bombeiros, policiais Ambientais e profissionais da área ambiental.

O biólogo Rafael Acorsi, coordenador do curso, abordará na parte teórica temas como “Origem e uso da zarabatana pelos povos indígenas” e “O uso da zarabatana na conservação e manejo da vida selvagem”. O curso também conta com a participação do médico veterinário Tiago Brandão Santana que falará sobre os principais sedativos e cuidados de aplicação. A parte prática contará com a confecção de dardos tranqüilizantes e tiro de zarabatana.

Rafael Acorsi que ministrou anteriormente para acadêmicos da FIMCA curso de Osteotécnica de crocodilo, explica que para cumprir os requisitos básicos na contenção de qualquer espécime selvagem, é necessário um profissional bem treinado, capaz de planejar suas ações e estratégias visando segurança e agilidade dele e de sua equipe. “O uso de zarabatanas e dardos tranqüilizantes é indispensável quando se pretende servir-se de uma ação rápida e silenciosa, sem desprezarmos as vantagens de tratar-se de uma técnica de custos baixos, podendo ser dominada por qualquer profissional”.

“Esperamos formar profissionais habilitados no domínio do tiro com zarabatanas e uso de dardos tranqüilizantes, que se utilize de técnicas corretas de manejo visando à segurança física e psíquica tanto dos animais manipulados como de sua equipe”, finalizou professor Rafael.

O coordenador do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA, professor Alexandre Negreiros ressalta a importância do curso que tem o intuito de capacitar os acadêmicos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Instituição para que venham a desenvolver pesquisas de campo ou resgates de animais selvagens, visando total domínio do uso da zarabatana como metodologia de contenção.

“O curso tem objetivos específicos como conscientizar o aluno da importância do manejo correto da fauna silvestre; capacitar o aluno para que este possa confeccionar dardos tranqüilizantes e ainda capacitar o aluno para que possa realizar a contenção de animais selvagens através do uso da zarabatana”, explica o coordenador de Medicina Veterinária da FIMCA, professor Franck Murani.

De acordo com os responsáveis pelo curso a inscrição custa R$ 50,00 e inclui material didático, certificado e coffee break. As inscrições podem ser feitas nas coordenações de Ciências Biológicas e de Medicina Veterinária da FIMCA.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions