Rondônia, segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 18 de Fevereiro de 2009 - 15h51

Fonoaudiologia da São Lucas tem Artigo publicado em Revista Científica Indexada

Assessoria


A Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia aprovou o artigo intitulado “A Alimentação do Prematuro por meio do Copo” das fonoaudiólogas egressas da Faculdade São Lucas Ana Carolina de Medeiros Guilherme da Silva e Karla Patrícia Costa Alencar, sob a orientação das professoras Viviane Castro de Araújo Perillo e Lidiane Cristina Barraviera Rodrigues. Com o objetivo de quantificar a proporção de leite perdido durante a oferta da dieta por meio do copinho para recém-nascidos prematuros, as pesquisadoras avaliaram 20 neonatos pré-termo hospitalizados na unidade neonatal do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho. Foi quantificado leite perdido, amparado por uma gaze, no momento da mamada da dieta pelo copinho, utensílio preconizado pelo Ministério da Saúde em detrimento do aleitamento materno.
Os resultados mostraram que há 22,8% em média de desperdício de leite. Além disso, não se pode deixar de comentar que conseqüências peri e pós natais e a rotina da unidade considerada estressante, com manipulações constantes, dolorosas, uso de iluminação e estímulos sonoros excessivos, também interferem no comportamento dos bebês durante a alimentação. Desde 2006, com a implantação do Comitê Técnico Científico, o curso de Fonoaudiologia tem estimulado a pesquisa, assim como a divulgação dos resultados. Todos os trabalhos de conclusão de curso têm de ser submetidos a uma comissão de apreciação metodológica e ética, além de critérios estatísticos para o cálculo da amostra e análise dos resultados.
Dois outros artigos já foram publicados na primeira edição da Revista Saber Científico e sete trabalhos já foram apresentados em Congresso Internacional e constam de seus anais. O objetivo é que os alunos sintam-se responsáveis pela produção de conhecimento na sua ciência para que a fonoaudiologia seja baseada em evidências e não na prática empírica.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/fonoaudiologia-da-sao-lucas-tem-artigo-publicado-em-revista-cientifica-indexada)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions