Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Domingo, 14 de Setembro de 2008 - 12h30

Forças Armadas da Bolívia controlam Cobija, diz TV estatal

G1


O governo da Bolívia anunciou neste domingo (14) que as Forças Armadas tomaram o controle de Cobija, capital do estado de Pando, palco dos principais conflitos de rua entre governistas e oposicionistas que mataram cerca de 30 pessoas nos últimos dias no país.

A informação foi divulgada pela TV estatal. O prefeito da cidade, Luis Flores, que é aliado de Evo, confirmou a ocupação, mas as autoridades locais negaram.

Segundo fontes do governo, o Exército tomou conta das unidades policiais e militares da região e está patrulhando as ruas da capital, que, assim como o resto do departamento, está em estado de sítio desde a noite de sexta-feira. Não há informação sobre vítimas.

Apesar de criticarem o que chamaram de "militarização" de Cobija, os governadores de oposição anunciaram que vão se reunir com Evo Morales neste domingo para tentar um acordo.

Hugo Mopi, porta-voz do governo de Pando, negou que a cidade tenha sido tomada. Segundo ele, os militares "estão no aeroporto e nos quarteis", mas, nas ruas, "tudo está normal".

Segundo ele, o foco de conflito segue sendo o aeroporto da cidade. Ele disse também que os cidadãos de Cobija não querem que o Exército entre na cidade e que não vão respeitar o estado de sítio.

Testemunhas ouvidas pela agência Reuters disseram que o clima em Cobija era calmo neste domingo, sem presença de tropas.

O ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, disse que há uma ordem de prisão contra o governador de Pando, Leopoldo González, acusado pelo governo de envolvimento nas mortes provocadas pelos confrontos e também de descumprimento do estado de sítio. Ele negou as acusações.

O ministro do Governo, Alfredo Rada, pediu ao Congresso que investigue o que ele chamou de "genocídio" no estado.

Negociação difícil

O governo da Bolívia e os governadores oposicionistas tentam reiniciar um difícil diálogo de pacificação do país neste domingo, depois da escalada de violência dos últimos dias.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/forcas-armadas-da-bolivia-controlam-cobija-diz-tv-estatal)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions