Geral
Forças de segurança cumprem dezenas de mandados na oitava fase da Operação Audácia
Segunda-feira, 22 Dezembro de 2025 - 08:42 | Redação

Uma força-tarefa integrada deflagrou, na manhã desta segunda-feira (22), a oitava fase da Operação Audácia, com cumprimento de mandados judiciais em Porto Velho e em outros municípios de Rondônia, além de ações simultâneas nos estados do Amazonas e do Paraná.
A ofensiva reúne Ministério Público de Rondônia, SESDEC, SEJUS, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, SENAPPEN e Polícia Federal, além de equipes especializadas de outros estados, mobilizando um efetivo superior a 200 agentes.
Na capital as buscas acontecem nos residenciais Morar Melhor e Santa Bárbara.
Ao todo, estão sendo cumpridos 68 mandados de prisão preventiva e 78 de busca e apreensão, autorizados pela 1ª Vara de Garantias do Estado de Rondônia, em residências e unidades prisionais localizadas em Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena, além de Coari, no Amazonas, e Maringá e Catanduvas, no Paraná.
As diligências fazem parte de um Procedimento Investigatório Criminal instaurado no MPRO para apurar a atuação de uma organização criminosa, incluindo crimes como integração em facção, posse e porte ilegal de armas, receptação e tráfico de drogas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes também buscam a recaptura de foragidos do sistema prisional e a identificação de situações de flagrante, como apreensão de armas, munições, entorpecentes e objetos de origem ilícita.
Desdobramento da primeira fase
A nova etapa é desdobramento direto da Operação Audácia I, deflagrada em fevereiro de 2024. Conforme o procedimento, a investigação encontra-se em fase final, com previsão de apresentação de denúncia à Justiça dentro do prazo legal.
Órgãos participantes
Participam da operação o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Penal do Estado de Rondônia (PPRO), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Polícia Federal (PF), além dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) dos Ministérios Públicos de Rondônia, Paraná e Amazonas, Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (FICCO), CORE, Delegacia de Roubos e Furtos, DIP, DHPP, DEAM, Draco 2, BPCHOQUE, BPTAR, 1º, 3º, 5º, 6º e 9º Batalhões da Polícia Militar, PATAMO, Centro de Inteligência da PMRO, GAPE, Gerência de Inteligência Penitenciária da SEJUS e a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.