Rondônia, 08 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Friagens podem chegar mais cedo em 2008 em Rondônia

Terça-feira, 01 Abril de 2008 - 17:43 | Sipam


O Boletim Climático da Amazônia, elaborado mensalmente pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), indica que as temperaturas dos próximos três meses (abril, maio e junho) permanecerão abaixo da média nas regiões do Vale do Guaporé e Cone Sul, e dentro dos padrões normais nas demais regiões do Estado. Já nas primeiras semanas de abril podem ocorrer episódios de friagens fracas em Rondônia devido às incursões de massa de ar frio. As friagens deverão ser mais intensas nos dois últimos meses do trimestre.

A previsão do tempo para o trimestre também indica que o fenômeno La Niña está perdendo a força e as águas da área leste do Oceano Pacífico, próximo à Costa do Peru, estão ficando mais aquecidas. A análise aponta que as chuvas estarão em padrões normais nos meses de abril, maio e junho. "O normal para esta época do ano é que as chuvas comecem a diminuir gradativamente até o final do trimestre, quando se inicia o período de estiagem na região", explica o meteorologista Ranyere Nóbrega.

Uma vez por mês, os meteorologistas das unidades do Sipam em Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO) - além de meteorologistas de outros órgãos parceiros - se encontram para a Reunião Climática da Amazônia, em que definem o prognóstico climático para os próximos três meses da região. A última reunião ocorreu no dia 25 de março, em Porto Velho, e contou com a presença de vários órgãos, como Batalhão Ambiental, Defesa Civil Estadual, Ibama e Faculdade São Lucas.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também