Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 08 de Outubro de 2009 - 14h14

Funasa investe mais de 6 milhões em aldeias indígenas de Rondônia

Julio Aires


Mais de cinco mil indígenas serão beneficiados com o investimento de mais de 6 milhões de reais que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através da Coordenação Regional de Rondônia (Core-RO), está realizando em 91 aldeias. Os recursos estão sendo aplicados na instalação de sistemas de abastecimento de água e melhorias sanitárias domiciliares.

Segundo a direção da Funasa/RO, somente com esta ação 1.168 famílias indígenas de 19 municípios, dos estados de Rondônia, sul do Amazonas e norte do Mato Grosso, região atendida pela Core-RO, passarão a receber água tratada e contar com banheiros, sanitários e lavanderias.

Nas aldeias dos municípios de Humaitá e Manicoré as empresas contratadas já estão executando as primeiras ações. Nas demais localidades, as ordens de serviços já foram assinadas e no prazo máximo de 20 dias o trabalho deve começar.

As comunidades indígenas com maior número de aldeias contempladas estão localizadas nos municípios de Comodoro (MT) e Espigão D’Oeste. Na região de Guajará-Mirim, onde encontram-se a maior população indígena atendida pela Core-RO, cinco aldeias receberão os investimentos.

De acordo com a Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), das 266 aldeias sob a responsabilidade da Funasa/RO, 221 já possuem sistemas de abastecimento de água e melhorias sanitárias, “Vale ressaltar que nas 142 comunidades indígenas atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena, 136 já contam com estes sistemas”, afirmou o coordenador geral Josafá Piauhy Marreiro.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions