Rondônia, domingo, 20 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 10 de Julho de 2020 - 10h06

Governador atende pedido dos prefeitos para adequação dos critérios de classificação dos municípios

da Redação


Governador atende pedido dos prefeitos para adequação dos critérios de classificação dos municípios

Atendendo uma solicitação da presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Gislaine Lebrinha, que tem buscado o contínuo diálogo, o governador Marcos Rocha se reuniu com prefeitos na noite desta quinta-feira (9), para debater sobre uma proposta de adequação dos critérios de classificação dos municípios, nas fases de isolamento social do Decreto Estadual. Para os próximos dias, mudanças considerando às solicitações dos prefeitos, por meio da Arom, serão implementadas, garantiu o governador. As mudanças preservam o objetivo inicial da estratégia, que é evitar o colapso do sistema de saúde, sem impor restrições desnecessárias à atividade comercial.
Desde 29 de junho com a edição da portaria nº 11, quando 22 municípios e a capital foram enquadrados na fase 1, do decreto estadual, Arom e equipe do Governo vem mantendo diálogo para construção de critérios que avaliem não apenas a saturação de UTI por macrorregião, mas o comportamento do vírus e as condições locais de cada município.

Conforme destacou a presidente da Arom, alguns municípios não precisavam implementar medidas de isolamento tão restritivas. “Não podemos analisar com os mesmos critérios, um município como Porto Velho, com mais de 500 mil habitantes, e municípios do interior com 3 mil habitantes. Para um município que não tem nenhum caso grave da covid-19 é desproporcional e prejudica ainda mais a economia. Nenhum prefeito ou cidadão quer isso, e a gente agradece ao Governador por compartilhar desse mesmo pensamento e por colocar a sua equipe a nossa disposição para buscarmos uma solução” disse a Lebrinha.
Na reunião, todas as regiões foram representadas por intervenções de prefeitos. O Conesul por Eduardo Japonês, a Zona da Mata por Ismar Araújo e Lauro Lopes, a Região Central por Claudio Santos, o Vale do Jamari por Leomar Patricio e Prefeito Thiago Flores, além de Claudionor Leme, que foram unanimes no agradecimento ás novas medidas, bem como explicitando suas atuações na atenção básica e alguns até com investimento na alta complexidade.

Fala uniforme dos gestores quanto a dedicação e afinco que tem demonstrado o Estado e as secretarias de Governo para superação da pandemia e de seus efeitos na economia e demais setores. Assim como a padronização que está ocorrendo quanto ao atendimento na Atenção Básica de Saúde para a prevenção, em especial quanto a adoção do protocolo de atendimento e tratamento na fase inicial da doença e demais medidas profilaxias que evitam o agravamento dos pacientes com a covid-19.

Diante do cenário positivo dos municípios no enfrentamento da pandemia, Marcos Rocha também está convencido de que é possível controlar o avanço da covid-19, evitar o colapso do sistema de saúde e continuar as atividades comerciais nas regiões que apresentam uma incidência controlada dos casos. O governador parabenizou a atuação dos prefeitos e mobilizou sua equipe de governo para, em conjunto com a Arom, um debate permanente dos critérios. “Precisamos manter o diálogo, estamos todos no mesmo desafio, os prefeitos, setor produtivo e cidadãos. Precisamos vencer com ações em conjunto também. Precisamos saber respeitar a liderança um do outro e manter a união e responsabilidade”, disse o governador.

Lebrinha, em nome dos prefeitos agradeceu também a disponibilidade e empenho do chefe da casa civil, Junior Gonçalves e o Secretário da Sefin Luís Fernando. Durante essa semana, foram várias as ocasiões em que reunimos nossas equipes, com a participação de diversos técnicos e tivemos a possibilidade de transmitir o real cenário dos municípios. Estamos confiantes de que os municípios e população será beneficiada com os próximos decreto,” finalizou a presidente da Arom.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions