Rondônia, 28 de janeiro de 2023
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Governador pede 1 ano para mudar modelo de saúde em Rondônia

Terça-feira, 22 Fevereiro de 2011 - 17:06 | Decom


Para discutir projetos e ações que promovam melhorias na área da saúde, o governador Confúcio Moura, esteve na manhã desta terça-feira na Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), onde participou de uma reunião com o secretário adjunto, José Batista e técnicos da secretaria.



De acordo com o governador este é o momento de lutar contra o antigo modelo de saúde existente no Estado. “Temos que arrumar tudo internamente, desde a dispersão de medicamentos até o serviço terceirizado”, disse Confúcio.

O governo pretende, no prazo máximo de um ano, organizar a saúde. Neste período devemos fazer uma transição e o Estado deve assumir seu papel, exercendo o serviço de regulador. Neste período vamos tentar reduzir pelo menos a metade da prestação de serviços terceirizados”, afirmou. Segundo João Batista, mais de 50% dos serviços de saúde de Rondônia é terceirizado.

Segundo a assessora da Sesau, Marilene Penatti, no Hospital Infantil Cosme e Damião “mais de 90% dos atendimentos realizados na unidade não são de responsabilidade do Estado e sim ao município”. Para mudar essa realidade a assessora sugeriu que o governo dê apoio aos municípios para a prestação de serviços básicos, pois sozinhos eles não conseguem manter a saúde básica.

Marilene questionou ainda a centralização das unidades. “Tudo o que precisamos pedir temos que enviar ao secretário e isso complica muito o andamento de cada instituição. Se o Hospital Infantil precisa de seringas, encaminhamos o pedido à secretária que levanta junto as outras unidade, para só então fazer o pedido. O prazo planejado para 4 meses, demora 6” exemplificou.

A divisão de responsabilidades para o gestor de cada unidade hospitalar foi uma das soluções apresentadas. Assim, cada gestor ficaria responsável por sua verba e demanda.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Parlamentar propõe criação do Programa Escola Família

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que cria no Estado de Rondônia o Programa Escola da Fa...

Extensão do Hospital do Câncer de Barretos virá para Rondônia

O Secretário Estadual de Saúde Alexandre Muller, o diretor do Hospital de Base Ary, Pinheiro, Jean Negreiros e o chefe do Setor de Oncologia do HB ...

Distrito do Iata recebe obras de infra-estrutura, anuncia Governo

Um dos distritos mais antigos de Rondônia e considerado um santuário ecológico, o Iata, localizado em Guajará-Mirim, recebe obras de infra-estrutur...