Rondônia, sábado, 16 de outubro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 22 de Fevereiro de 2011 - 17h06

Governador pede 1 ano para mudar modelo de saúde em Rondônia

Decom


Para discutir projetos e ações que promovam melhorias na área da saúde, o governador Confúcio Moura, esteve na manhã desta terça-feira na Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), onde participou de uma reunião com o secretário adjunto, José Batista e técnicos da secretaria.De acordo com o governador este é o momento de lutar contra o antigo modelo de saúde existente no Estado. “Temos que arrumar tudo internamente, desde a dispersão de medicamentos até o serviço terceirizado”, disse Confúcio.

O governo pretende, no prazo máximo de um ano, organizar a saúde. Neste período devemos fazer uma transição e o Estado deve assumir seu papel, exercendo o serviço de regulador. Neste período vamos tentar reduzir pelo menos a metade da prestação de serviços terceirizados”, afirmou. Segundo João Batista, mais de 50% dos serviços de saúde de Rondônia é terceirizado.

Segundo a assessora da Sesau, Marilene Penatti, no Hospital Infantil Cosme e Damião “mais de 90% dos atendimentos realizados na unidade não são de responsabilidade do Estado e sim ao município”. Para mudar essa realidade a assessora sugeriu que o governo dê apoio aos municípios para a prestação de serviços básicos, pois sozinhos eles não conseguem manter a saúde básica.

Marilene questionou ainda a centralização das unidades. “Tudo o que precisamos pedir temos que enviar ao secretário e isso complica muito o andamento de cada instituição. Se o Hospital Infantil precisa de seringas, encaminhamos o pedido à secretária que levanta junto as outras unidade, para só então fazer o pedido. O prazo planejado para 4 meses, demora 6” exemplificou.

A divisão de responsabilidades para o gestor de cada unidade hospitalar foi uma das soluções apresentadas. Assim, cada gestor ficaria responsável por sua verba e demanda.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions