Rondônia, sábado, 7 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 13 de Abril de 2009 - 23h13

Governo chega a acordo e vai reduzir IPVA na compra veículos novos

Decom


Proprietários de concessionárias de veículos e motos voltaram a se reunir com o governador Ivo Cassol, acompanhado do diretor do DETRAN, Joarez Jardim, na tarde desta segunda-feira no Palácio Presidente Vargas, para buscar acordo sobre a redução do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – na aquisição de veículos e motos novas.
Uma primeira reunião aconteceu no período da manhã, quando o presidente do Sindicato dos Proprietários de Concessionárias de Veículos (Sinveículos), César Pyles, acompanhado de diretores de concessionárias de veículos e motos, solicitou ao Governo do Estado que isentasse em 100% da taxa de recolhimento de IPVA no ato da compra, ou seja, no primeiro emplacamento.
Após análise da Secretaria de Fazenda, Cassol propôs a redução do IPVA para todos os tipos de automóveis, caminhões, camionetes e motos desconsiderando a proporção dentro do ano. Atualmente, quem compra um veículo em janeiro, por exemplo, paga o imposto cheio, que nos casos dos veículos acima de 100 cavalos de potência chega a 3% do valor da nota fiscal, e quem compra em dezembro paga 1/12 avos do total devido.
A preocupação do governador é de não perder mais receita, como vem acontecendo, pois os compradores da região sul do estado preferem adquirir seus veículos e motos no Mato Grosso, onde o IPVA tem alíquota zero. Para se ter idéia, quem adquire um veículo de R$ 50.000,00 atualmente recolhe R$ 1.500,00 em IPVA em Rondônia, enquanto que no Mato Grosso não recolhe nada, são isentos. Além do estado perder o ICMS de 17% na venda, também perde o IPVA, despachantes, serviços e eventuais multas futuras, pois toda infração é creditada para o município e o estado onde o veículo foi emplacado, e não onde a infração foi cometida.
Ficou acordado que as camionetes que recolhem atualmente 3% de IPVA passarão a recolher 1%. Os automóveis acima de 100 cavalos de potência, que hoje recolhem 2% passarão a recolher 1%, os veículos de até 100 cavalos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1%, os ônibus, micro-ônibus e caminhões que recolhiam 1% passarão a 0,5%. As motos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1% de IPVA, e todos os recolhimentos serão independentemente do mês que o veículo for adquirido (sem a proporcionalidade atual) e valerá apenas para veículos adquiridos em revendas do estado. “O importante é que esta redução vai incrementar a venda de veículos no estado e reduzir o preço final para o consumidor”, disse Cassol durante a reunião.
Para que o acordo surta efeito, o Governo do Estado enviará um Projeto de Lei à Assembléia Legislativa, uma vez que o Executivo não pode legislar sobre alteração de alíquotas. Segundo os deputados estaduais Tiziu Jidalias e Valdivino Tucura, que também são comerciantes de motos e automóveis, respectivamente, o projeto deverá ser aprovado imediatamente, uma vez que só trará benefícios para Rondônia, garantindo receita e empregos no setor.
Ao final da reunião, Cassol sugeriu que uma nova reunião aconteça em julho próximo, para que tanto o Governo quanto as revendas avaliem os resultados do acordo, o que foi prontamente aceito pelos participantes. “Nossa preocupação é honrar os compromissos assumidos, como a folha de pagamento e os investimentos em obras. É melhor arrecadar pouco de muito do que muito de nada, além de garantir empregos e não perder ainda mais arrecadação para outros estados”, finalizou o governador.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/governo-chega-a-acordo-e-vai-reduzir-ipva-na-compra-veiculos-novos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions