Rondônia, domingo, 31 de maio de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 24 de Março de 2020 - 17h27

Governo explica motivos para não divulgar dados sobre Coronavírus em Rondônia

da Redação


Governo explica motivos para não divulgar dados sobre Coronavírus em Rondônia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou na tarde desta terça-feira (24), que a plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde para divulgação dos dados sobre Coronavírus no país passa por alterações e por isso desde a segunda-feira não foi possível a atualização dos dados pelos estados.

Uma das mudanças foi quanto à utilização do sistema de notificação REDCap, que está sendo integrado ao link Kibana/formsus2. A alteração causou instabilidade nas informações e impediu o envio de relatório para compor o Boletim 11, que deveria ser emitido na segunda-feira (23), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), gerência ligada à Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

O coordenador do Cievs estadual, Sid Orleans, explicou que o sistema do Ministério, além de corrigido para o funcionamento normal, brevemente será atualizado com novas definições operacionais que serão definidas pela pasta de saúde do Executivo Federal.

Nessa configuração, o Ministério da Saúde divulga os casos notificados (todos os registros), os casos descartados, que são os que já tem resultado do exame laboratorial, os casos confirmados e há ainda uma nova variável para casos aguardando resultado.

Os únicos dados de acesso do Estado de Rondônia ao novo link do kibana/formsus2, no dia 24 de março, às 17h37 são 555 casos notificados de Coronavírus em Rondônia, sendo, 48 descartados e 3 casos confirmados, divulgados anteriormente.

Dados detalhados com a situação individual dos municípios não estão disponíveis nesse processo de integração. Um relatório será divulgado ainda nesta terça.

Veja a manifestação:

Todos os estados do Brasil usam a plataforma conhecida como RedCap, do Ministério da Saúde, e é através dela que saem os resultados oficiais de casos, pois todos passam por essa plataforma, obrigatoriamente. Desde ontem, a plataforma está passando por mudanças. Sistemas estão sendo integrados para agilizar e melhorar o trabalho entre o Ministério e os Estados. Por isso, nenhum Governo está publicando, desde ontem, seus Boletins de Casos. Enquanto a plataforma não finalizar essa integração, e os Estados entenderem como essa nova integração funcionará, não será possível retirar os dados para divulgação.



Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions