Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 16 de Março de 2009 - 14h52

Governo trabalha com município para conter avanço da dengue em Ariquemes

Decom


O Governo de Rondônia designou uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para acompanhar e colaborar com as ações de bloqueio da dengue em Ariquemes.

O município passa por um surto da endemia que apresenta focos na maioria dos 51 bairros da cidade. As ações envolveram atividades educativas e de limpeza. “Os técnicos de campo vão proceder ao chamado ‘fumacê’ com dois carros, oito homens e cinco bombas, apesar desse trabalho já estar sendo executado há trinta dias pela equipe da força-tarefa da malária, em parceria com o município, a ação foi reforçada com a equipe de combate à dengue de Ji-Paraná, com oito carros”, explicou Gilberto Miotto, diretor geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Desde a tarde da quarta-feira (11), os representantes da Sesau reunem-se com a equipe da secretaria municipal de saúde de Ariquemes para definição de ações complementares. Dentre elas ocorreu a mobilização foi da rede de ensino estadual de Ariquemes. Em reunião com diretores das escolas foi definida uma ação de panfletagem e colagem de cartazes em toda a área de comércio central da cidade e demais setores.

Mais de 2600 alunos de nove escolas

Assim, na quinta-feira (12) pela manhã, mais de 2600 alunos de nove escolas do ensino médio foram às ruas para sensibilizar a população quanto às necessidades básicas de prevenção sobre a dengue, sendo coordenados pela equipe de saúde do Estado. “A participação da comunidade acadêmica e a população é uma das partes mais importantes nesta ação de combate aos focos do mosquito”, afirmou Ivonete Chalegra, diretora de descentralização da Sesau.

Ainda na manhã de quinta-feira, o diretor da Agevisa se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Dra. Mônica Barcelos. No encontro foi feito um balanço da situação funcional. A secretária explicou que o sistema local está sobrecarregado em razão da procura de atendimento das pessoas dos municípios próximos. A Regional de Saúde de Ariquemes também está atuando na campanha. Uma equipe de 27 funcionários da regional apóia as ações do município. O grupo acompanha, há duas semanas, a estratégia para o combate ao mosquito em Ariquemes.

Preocupação

A determinação de intensificar o apoio ao município partiu do Governo do Estado que está preocupado em resolver o problema. Em entrevista à Rádio Rondônia de Ariquemes na última quarta-feira,11, o governador Ivo Cassol destacou que todas as equipes das secretarias e autarquias do Estado estarão de mãos dadas para diminuir os índices de casos de dengue em Ariquemes e região. "Entrei em contato com o Edson (secretário de Governo de Ariquemes) e determinei que todo apoio fosse dado ao município através da secretaria. Não mediremos esforços para combater a dengue no Estado", confirmou o governador, pedindo ainda, o apoio da população no sentido de colaborar com a eliminação de focos nas residências. "O mosquito pode estar no seu quintal, e a próxima vítima pode ser você, por isso colabore para exterminar este mosquito", complementou Cassol.

O deputado estadual Tiziu Jidalias também apoiou a mobilização e solicitou à Edson Ker que orientasse todos os órgãos governamentais no sentido de que cumprissem a tarefa de casa. "Os veículos que estão parados no pátio do Detran, das Delegacias, e outros órgãos podem estar abrigando os focos do mosquito, é importante que todos façam sua parte", ressaltou o deputado.

O pedido de Tiziu foi prontamente atendido pelo secretário de governo de Ariquemes. Às 16 horas desta quinta-feira, Edson Ker e demais representantes de Governo do Estado participaram da passeata realizada pelo município em prol da campanha "Ariquemes em Alerta contra a Dengue". A carreata saiu da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) e seguiu até a feira municipal, onde aconteceu um "Pit stop" com entrega de folders e orientações sobre a importância da comunidade aderir à causa.

Arrastão de combate à dengue em todos os setores da cidade

De acordo com um levantamento feito pela Funasa e agentes comunitários de saúde, 86% dos focos positivos dos mosquitos transmissores da dengue encontrados no município ficam em residências. Sendo assim, na sexta-feira, 13, houve um arrastão de combate à dengue em todos os setores da cidade, e cada equipe fez abordagem e orientação nas residências de Ariquemes. Foram distribuídas 25 mil sacolinhas para coleta do lixo e as equipes entraram nas casas para orientar os moradores. “A ação ainda identificou os focos e eliminou criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação mais eficiente para combater a dengue é a participação maciça da população, com as ações básicas para impedir que os mosquitos se proliferem em locais que armazenam água e lixo. Além disso, a população deve procurar atendimento médico assim que perceber qualquer sintoma que possa evidenciar a dengue, evitando a auto-medicação”, alertou Gilberto Miotto.

Número de pacientes cresce em horários de pico

O reforço no atendimento clínico também está sendo realizado no hospital regional de Ariquemes e no Laboratório Central. O número de pacientes que procuram o hospital cresce em horários de pico, pela manhã e à noite. Para reforçar a equipe, foi autorizado, diante da necessidade, o pagamento de horas extras para médicos, enfermeiros, auxiliares e bioquímicos do estado que atuam no município.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions