Rondônia, terça-feira, 24 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 04 de Julho de 2008 - 10h48

História: Faculdades Integradas Aparício Carvalho, uma década formando profissionais

Fimca


As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA é uma Instituição de Ensino Superior que tem por finalidade o desenvolvimento das ciências e do conhecimento em todas as áreas e modalidades das Ciências Biológicas, Humanas e Exatas para a formação de profissionais de Nível Superior capazes, éticos e habilidosos. Desta forma, a FIMCA já é um diferencial entre as demais instituições de ensino superior de Rondônia, por privilegiar a formação dos valores humanos, da inter-relação pessoal e principalmente pelo ensino que oferece. Fundada há dez anos, a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, iniciou suas atividades acadêmicas oferecendo apenas o curso de Odontologia. Com o passar dos anos, a FIMCA foi crescendo, se desenvolvendo e por conseqüência foram surgindo mais cursos, como: Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Administração, Ciências Biológicas, Turismo Ambiental, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Agronomia, Zootecnia, Gestão Hospitalar, Serviço Social, Ciências Contábeis, Nutrição e Gastronomia e ainda o Curso de Educação Física, da Faculdade Metropolitana, totalizando 17 Cursos. Ainda em 2008, mais 10 Cursos serão implantados.
A FIMCA iniciou suas atividades oficialmente com a realização do primeiro processo seletivo em 1998 disponibilizando vagas para o pioneiro Curso de Odontologia. No primeiro ano e inicio do segundo a faculdade ocupou instalações provisórias no centro de Porto Velho. No entanto, rapidamente a direção percebeu que a em breve seria necessário que a FIMCA tivesse sua sede própria. A partir de então a FIMCA instalou-se definitivamente numa área de 12.000m², na Rua Araras, 241, Bairro Jardim Eldorado em Porto Velho.
Nesta década dedicada à educação e formação de profissionais, a FIMCA passou por inúmeras mudanças em suja infra-estrutura expandindo o Campus com a construção de três novos prédios com salas de aula e laboratórios com o intuito de disponibilizar o melhor para os três mil acadêmicos, oriundos de vários Estados do Brasil e também de Rondônia, que estudam na FIMCA nos três turnos distribuídos pelos dezessete Cursos. A cada processo seletivo este número aumenta significativamente e desta forma a Instituição pretende ser o que realmente propõe, ou seja, a maior Instituição de Ensino Superior de Rondônia.
Baseado na sua função de formadora de profissionais conscientes e capazes de compreender os aspectos sociais e humanos, os alunos são levados a uma reflexão sobre o papel junto à sociedade, principalmente aquelas excluídas do processo social.
Mediante acordos de cooperação técnica, cultural e científica com organizações governamentais e não governamentais, as aulas práticas são ministradas sempre com ênfase nas ações sociais preventivas junto à comunidade com a participação efetiva dos acadêmicos e docentes dos Cursos da área de saúde que a FIMCA oferece como Odontologia, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia e ainda a ação participativa de Cursos como o de Serviço Social, curso que apenas a FIMCA disponibiliza e também o de Educação Física, da Faculdade Metropolitana na promoção de eventos esportivos e atividades ligadas a prática de exercícios, levando informações objetivando orientar e informar sobre o que fazer para melhorar a qualidade de vida da população seja nas ruas, na sala de aula, em casa e também no trabalho.
A FIMCA também oferece inúmeras formas para facilitar o acesso dos estudantes com alguma dificuldade financeira aos Cursos da Instituição. Para tanto a FIMCA dispõe de formas de financiamentos como FIES, PROUNI, convênios e também BOLSAS ROTATIVAS que são financiadas pela própria Instituição com o objetivo de beneficiar estes acadêmicos com desconto de cinqüenta por cento na semestralidade, desconto válido para o Curso completo.
A Faculdade disponibiliza para seus alunos uma infra-estrutura que inclui ampla biblioteca com acervo totalmente automatizado, laboratórios de Anatomia Humana e animal, Geral e odontologia, de Material Dentário, Prótese e Dentística, de Informática, de Histologia e Patologia, de Microbiologia e Imunológica, de Fisiologia e Bioquímica, todos devidamente equipados para que os acadêmicos possam aliar satisfatoriamente, a teoria e prática. A faculdade conta ainda com duas Clínicas Odontológicas que presta atendimento gratuito a comunidade. O trabalho dos acadêmicos e professores visa conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção.
A preservação do meio ambiente também é uma das preocupações dos diretores da FIMCA. Por isso uma importante medida de combate ao aquecimento global foi tomada: a substituição do tradicional sistema de refrigeração que atende a faculdade, por um modelo ecologicamente correto. O novo sistema reduz em mais de 90% a utilização de gás, troca o gás R22 pelo 409, não poluente. A FIMCA desenvolve um forte trabalho de consciência ambiental junto aos acadêmicos. A Instituição dá o exemplo para que os acadêmicos sejam agentes transformadores.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions