Rondônia, 03 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Horário de verão termina e agências abrem às 9 na segunda em Rondônia

Sábado, 16 Fevereiro de 2008 - 11:23 | RONDONIAGORA.COM


Depois de 125 dias de vigência, o horário de verão termina à meia-noite deste sábado. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Dados preliminares mostram que a demanda por energia elétrica no horário de pico (das 19h às 22h) caiu 4,2% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste --o que equivale a 1.557 MW (megawatts), ou 60% da demanda existente na cidade do Rio-- e 4,8% na região Sul --o equivalente a 480 MW, ou 80% da demanda de Curitiba (PR), segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema). Demanda é a quantidade máxima de energia consumida em determinado momento do dia.

O horário de verão se restringe ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste por estarem mais distantes da linha do Equador, onde é possível um melhor aproveitamento da luz solar nessa época do ano. Com isso, há menos lâmpadas e chuveiros ligados no horário de pico, e o sistema elétrico opera com mais segurança, com menos riscos de ocorrer um apagão.

Mesmo não sendo atingido diretamente pela mudança oficial em seu horário, Rondônia sofreu com as alterações no restante do país. O Horário de Verão termina na madrugada de sábado para domingo quando os relógios da maior parte do país devem ser atrasados em uma hora. No Estado, há duas grandes mudanças, uma ligada ao lazer, uma vez que apenas uma hora separará Rondônia das transmissões ao vivo das sedes de redes nacionais de televisão e outra, vinculada a serviços. Os bancos retomam na segunda-feira o atendimento normal, das 9 às 14 horas em todo o Estado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também