Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Hospital Santa Marcelina realiza ação para conscientizar sobre câncer de mama e falar de prótese externa

Segunda-feira, 22 Outubro de 2018 - 14:32 | da Redação


Hospital Santa Marcelina realiza ação para conscientizar sobre câncer de mama e falar de prótese externa
Mulheres se reuniram no último sábado (Foto: Jéssica Barreto/Divulgação)

A conscientização a respeito do câncer de mama continua sendo realizada com várias ações em Porto Velho. No último sábado (20), o Hospital Santa Marcelina realizou um encontro com 15 mulheres que fazem o tratamento e estão conseguindo superar a doença. O evento contou com a solidariedade de várias outras mulheres e tinha o objetivo de trabalhar a autoestima e formar uma espécie de rede de apoio.

“Reunimos um grupo de 15 guerreiras que venceram o câncer de mama para uma sessão de fotos, maquiagem e muito papo. Um encontro recheado de alegria, risadas e muito amor. Obrigada a cada voluntária que dedicou um pouquinho de tempo e de carinho para nossas vencedoras”, disse Wania Evangelista, coordenadora de comunicação do Hospital.

Referência em vários seguimentos de saúde em Rondônia, o Hospital Santa Marcelina ainda oferece para mulheres que fizeram a mastectomia (retirada das mamas) uma prótese externa. Segundo fisioterapeuta Roseli Ceolin, este é um serviço totalmente gratuito e que ajuda muito na autoestima das mulheres que já passaram pelo trauma de retirada da mama por causa da doença.

Hospital Santa Marcelina realiza ação para conscientizar sobre câncer de mama e falar de prótese externa
Fisioterapeuta explica que prótese é externa é melhora autoestima da mulher mastectomizada (Foto: Wania Evangelista/Divulgação)

“Hoje nós temos um grupo de 30 mulheres que são atendidas. Essa prótese externa é de silicone, forrado, protegido como se fosse um sutiã. A nossa demanda atual é espontânea, ou seja, as mulheres ficam sabendo e nos procuram e nós fazemos os atendimentos”, esclarece a fisioterapeuta.

A prótese é fornecida pelo Sistema Único de Saúde, totalmente gratuita, para as pacientes, e é renovada, em média, a cada seis meses. “As vezes as mulheres não querem passar por outro trauma, se submeter a cirurgia, ou mesmo esperar a longa fila para reconstrução mamária, então, esta é uma solução imediata e com muito bom resultado, melhorando a autoestima”, diz Roseli.

As mulheres que queiram adquirir a prótese precisa ligar no Hospital e agendar o atendimento, pelo telefone 3218 2211.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também