Rondônia, segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 18 de Janeiro de 2008 - 15h18

Idaron vacina gado na Bolívia

RONDONIAGORA.COM


O presidente da Agência Idaron, Lorival Amorim, esteve em visita ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), em Brasília, onde manteve contatos com a equipe técnica do órgão. Sua ida à capital federal foi para apresentação das atividades 2007 da agência ao ministério, estabelecer contatos preliminares visando futuros convênios e aumento das parcerias. A intenção é ampliar o já eficiente sistema de defesa animal e vegetal do Estado de Rondônia. Lorival Amorim resume sua viagem à Brasília com uma única palavra: sucesso. Todos os contatos foram muito produtivos, o que permite vislumbrar ótimas ações para o decorrer de 2008. Uma das atividades que será ampliada este ano é a vacinação do gado boliviano ao longo dos 1.444 quilômetros de fronteiras. Três equipes técnicas da Agência Idaron estão vacinando o gado boliviano. As equipes penetram até 50 km no território da Bolívia, o que perfaz uma grande área de aproximadamente 72.000 quilômetros quadrados. A expectativa das equipes é a de que sejam vacinadas cerca de 5.000 cabeças. “Nosso pessoal tem enfrentado grandes dificuldades, pois os pecuaristas bolivianos são todos pequenos produtores, enfrentando deficiências de currais, mangueiras, cercas e, na grande maioria os animais são vacinados com o uso de laço” – explica Lorival Amorim.
Mesmo que a iniciativa seja considerada também como de ajuda aos bolivianos, esta ação é, antes de tudo, uma defesa do patrimônio pecuário brasileiro. Com a certeza do plantel boliviano vacinado, o produtor nacional pode dormir mais tranqüilo, sabendo que seu rebanho está protegido. As equipes são de três regionais. A regional de Vilhena participa por meio do escritório de Pimenteiras e Porto Rolim. Alvorada D’Oeste está na campanha com a força de trabalho dos escritórios de Costa Marques, São Francisco e São Domingos. Pela regional de Porto Velho tomam parte os escritórios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Extrema, Surpresa, Jaci-Paraná e Calama.
As equipes contam com ótimos equipamentos. Veículos, motos, barcos de pequeno, médio e grande porte (incluindo o Quero-Quero-I, grande barco com escritório) estão à disposição dos mais de 50 técnicos que trabalham na vacinação boliviana. Toda a despesa da campanha de vacinação é custeada pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Idaron, exceto a vacina que é fornecida pela Bolívia. A Idaron conta com a parceria dos produtores nacionais, principalmente aqueles da região de fronteira com a Bolívia, no sentido de denunciar pelo disk Fefa 0800 704 99 44, qualquer movimentação estranha de gado (contrabandeado) vindo do país vizinho. “Até o final de janeiro, esperamos concluir a vacinação em território boliviano” – finaliza o presidente.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions