Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 25 de Novembro de 2009 - 12h15

Idosos assistidos pela FIMCA aprendem a controlar incontinência urinária

Assessoria


Idosos assistidos pela FIMCA aprendem a controlar incontinência urinária
A incontinência urinária na idade avançada foi o tema do segundo encontro dos acadêmicos do 6º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, com os idosos assistidos pela Pastoral do Idoso da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Porto Velho.

Sob a supervisão dos professores Renato Campos Freire Júnior e Janaína Campos Bedran, os acadêmicos proferiram palestra e conduziram ampla discussão sobre a incontinência urinária, a perda involuntária de urina, problema muito comum na idade avançada.
“A causa mais importante em idosos é o mau funcionamento da bexiga. Mas pode ocorrer também em quem fez cirurgia para a retirada do câncer de próstata e sofreu lesão no esfíncter (a válvula que fecha a bexiga). O ideal, portanto, é prevenir-se. E esse é o objetivo da nossa presença aqui”, disse o professor Renato Campos Freire Júnior, coordenador do Curso de Fisioterapia da FIMCA.

Após a palestra e o esclarecimento de dúvidas, os acadêmicos compartilharam com os idosos algumas posturas e exercícios de fortalecimento da musculatura do períneo.

O projeto faz parte da parceria entre a Pastoral do Idoso e as disciplinas de Fisioterapia Geriátrica e Fisioterapia Uroginecológica do Curso de Fisioterapia da FIMCA. O encontro foi realizado no salão paroquial, sábado passado (21/11), dentro do cronograma de trabalho elaborado para dar suporte aos serviços oferecidos pela Pastoral do Idoso aos seus assistidos, na área de educação em saúde.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions