Rondônia, quinta-feira, 19 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 15 de Julho de 2008 - 18h36

Igreja divulga calendário das comemorações ao padroeiro dos motoristas

Neurimar Pereira


A imagem se repete por praticamente 40 anos. Veículos, caminhões e motos saem da Igreja de São Cristóvão e percorrem as ruas centrais de Porto Velho em homenagem ao santo protetor dos motoristas e viajantes. No dia 25 de julho, comemora-se o dia do Motorista e conseqüentemente o Dia de São Cristóvão. Cristóvão é um santo popular e universalmente conhecido.Cristóvão Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. Conta a história, que Cristóvão era um gigante materialista e ele queria servir o maior rei do mundo, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, atravessando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro”. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

A Igreja de São Cristóvão nasce em 1965 pelo clamor dos motoristas e dos demais devotos do Santo Padroeiro, pois já era forte o desejo de criar uma capela exclusiva em homenagem a São Cristóvão. Em 1966 foi construído o templo e no dia 01 de maio de 1976 foi elevada a Paróquia por Dom João Batista Costa. Atualmente tem como pároco, Pe. Antônio Fontinele de Melo, padre engajado na luta pela justiça e a paz.

A tradicional carreta de São Cristóvão tem o percurso com saída da Igreja de São Cristóvão, situada na Av. Pinheiro Machado. Com a imagem do santo carregada no caminhão, contorna pela Rodovia BR 364 (Jorge Teixeira) e segue pelas ruas: Almirante Barroso, Rogério Weber e Pinheiro Machado. A benção dos carros e motoristas acontece em frente à Igreja de São Cristóvão e logo após a benção, santa missa com a presença de Dom Moacyr Grechi. Considerando que o Festejo em honra ao padroeiro dos motoristas tornou-se tradicional e de grande aceitação da comunidade Portovelhense. O festejo de São Cristóvão tem a seguinte programação.

Dos dias 16 a 24 de julho, ás 19h00 acontece à novena em honra a São Cristóvão;

6º Passeio Ciclístico, dia 20 de julho de 2008, às 16h00 com saída da Igreja de São Cristóvão;

Dia 25 de julho, ás 18h00, carreata, benção dos motoristas e familiares e santa missa presidida por Dom Moacyr Grechi;

De 25 a 27 de julho do corrente ano, após as celebrações, tradicional arraial com comidas típicas e sorteios. Dia 25 sorteio de uma TV 29’; dia 26 uma máquina fotográfica e dia 27 um Note book.

Neste dia 25 de julho em que os motoristas comemoram sua profissão, também têm o que lamentar: o alto índice de acidentes de trânsito no Brasil e em Rondônia. "Ao invocarmos São Cristóvão como protetor dos motoristas, queremos que haja entre eles mais fraternidade. Que todos tenham consciência de que o irmão e a irmã são templos de Deus. Que ao conduzir um automóvel (ou moto, caminhão, ônibus, lotação...) com a presença do (a) irmão (a), saibamos que também estamos levando Deus, pois ele está presente no irmão e na irmã", finaliza a Igreja.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions