Rondônia, sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 15 de Junho de 2009 - 14h23

Incra alerta sobre negociação de lotes e terras da União

Jeanne Machado


O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlino Lima, fez hoje um alerta aos beneficiários de lotes nos projetos de assentamento de Rondônia, aos posseiros de terras da União passíveis de regularização fundiária e à população em geral para que não transacionem os lotes sob pena de perderem suas parcelas, valores investidos e responderem a processos criminais. “Comprar, vender, arrendar ou ceder parcelas em projeto de assentamento e terras da União é crime de acordo com a Constituição Federal”, lembrou o superintendente.

O alerta se justifica, de acordo com o superintendente, devido à especulação que está sendo detectada pelo órgão especialmente nas glebas Garça e Jaci-Paraná, no município de Porto Velho - áreas que poderão ser atingidas com a construção das hidrelétricas -, onde estão localizados os projetos de assentamento (PA’s) Joana D’Arc I, II e III e Porto Seguro.

Os projetos de assentamento recém criados – Flor do Amazonas I, II, III e IV, também estão sendo alvo de especulação, segundo a fiscalização do órgão que inclusive já deu entrada em processo na Polícia Federal. “É importante ressaltar que quaisquer transações efetuadas sem a anuência do Incra não têm valor legal. Somente o Incra faz o cadastramento das famílias. Outras entidades, como associações, e terceiros de um modo geral, não estão autorizados a fazê-lo”, afirmou.

Para intensificar o controle sobre essas situações, o órgão implantou recentemente a Comissão de Supervisão de Situação Ocupacional de Assentamento, que somente no PA Joana D’Arc já efetuou 22 notificações.

Além dos problemas mencionados, Carlino Lima explicou que o beneficiário que vender ou der destinação indevida a seu lote terá que pagar todos os créditos que recebeu do Incra. Caso contrário, nome e CPF vão para a Dívida Ativa da União e não poderá mais ser assentado em qualquer outra parte do país.

“Quem compra lote em assentamento se arrisca a perder tudo: o dinheiro que pagou e a terra, além de responder a processo”, advertiu o superintendente.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/incra-alerta-sobre-negociacao-de-lotes-e-terras-da-uniao)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions