Rondônia, terça-feira, 20 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 08 de Maio de 2009 - 15h33

Incra assina escritura de compra e venda da fazenda Shangri-lá

Jeanne Machado


Um conflito de terras que já durava 17 anos foi encerrado nessa semana com a assinatura da escritura pública de compra da fazenda Shangri-lá pela superintendência do Incra em Rondônia, onde 33 famílias estavam acampadas.

A aquisição da fazenda Shangri-lá foi negociada entre o Incra e o proprietário, no dia 3 de dezembro, no valor de R$ 1,5 milhão em Títulos da Dívida Agrária, para pagamento da terra nua, e R$ 30 mil em espécie pelas benfeitorias, valores calculados de acordo com laudos de vistoria de técnicos do órgão. O imóvel tem 523 hectares e está situado no município de Ariquemes.

Carlino Lima, superintendente do Incra/RO, considera esse momento importantíssimo para as ações do programa Paz no Campo, uma vez que a aquisição põe fim aos conflitos entre trabalhadores rurais e o proprietário da área. A fazenda vinha sendo ocupada por famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que mantinham no local o acampamento 14 de agosto.

O superintendente lembrou que o processo teve a devida transparência, inclusive com realização de audiência pública com a participação de membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rondônia (CEDRS/RO), para discutir e deliberar sobre a aquisição da área.

O propósito, segundo o superintendente, é resolver o conflito social estabelecido no imóvel, onde o Incra implantará um projeto de assentamento da reforma agrária, nos termos da legislação e normas específicas, para acolher os acampados que se enquadrarem nos requisitos legais e normativos próprios.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions