Rondônia, segunda-feira, 23 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 23 de Julho de 2008 - 17h06

Incra firma parceria com catadores e implanta coleta seletiva de lixo

Jeanne Machado


A superintendência regional do Incra em Rondônia assinou termo de compromisso com três associações de catadores de materiais recicláveis - Unidos pela Vida, Asprovel e Ascavip – e lança nesta sexta-feira (25), o programa "Coleta Seletiva Solidária", às 8h30, no auditório da sede, em Porto Velho, com a participação dos servidores, das associações e empresas terceirizadas que atuam no órgão. O Incra instalou cerca de quarenta coletores de materiais recicláveis nos corredores dos prédios da sede, adaptou as lixeiras das salas de trabalho, está trabalhando a conscientização dos servidores e colaboradores para a separação dos materiais descartados no dia-a-dia e fará o acompanhamento e fiscalização da atividade. As associações dos catadores vão realizar a coleta desse material, a triagem e classificação dos resíduos.

O coordenador da equipe do programa, Raimundo Seixas, explicou que não haverá transferência de recursos financeiros entre as instituições. O material será doado pelo Incra às associações, que se comprometem a fazer o transporte, apresentar relatórios e dividir eqüitativamente entre seus associados as receitas obtidas na venda dos resíduos.

Segundo ele, uma série de critérios é observada na seleção das associações, como sua constituição formal com catadores de materiais recicláveis descartados que tenham nessa atividade sua única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, possuir infra-estrutura para realizar a triagem e classificação dos materiais e apresentar o sistema de rateio entre os associados.

O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, disse que essa ação atende ao decreto da Presidência da República nº. 5.940, de 25/10/2006. "O objetivo é proporcionar inclusão social aos grupos de catadores e estimular a sua organização para que conquistem dignidade e cidadania em sua própria profissão", afirmou.

No lançamento do programa, haverá palestra sobre a importância da reciclagem e da atuação de cada participante do processo, exposição dos materiais recicláveis e não recicláveis e um mini-arraial para comemorar a iniciativa.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions