Rondoniagora.com

Rondônia, 30 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Incra reafirma empenho na regularização de áreas quilombolas

Segunda-feira, 16 Fevereiro de 2009 - 14:17 | Jeane Machado


O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, afirmou na abertura do 1º Encontro Estadual das Comunidades e Povos Tradicionais de Rondônia, na manhã de hoje, que a superintendência vai trabalhar em 2009 para regularizar todas as áreas de comunidades quilombolas que têm processo no órgão. "Estamos empenhados em dar segurança jurídica para os moradores dessas comunidades" Até o meio do ano o órgão pretende titular as terras da Comunidade de Jesus.

O evento, organizado pela Escola de Formação Sindical Chico Mendes, busca iniciar um processo de construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com base na política nacional definida no decreto 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Participam comunidades de terreiros, quilombolas, ribeirinhas, indígenas. Num primeiro momento, será elaborado um cadastro das entidades representativas dos povos e comunidades tradicionais existentes em Rondônia.

Os participantes estão debatendo a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com uma análise da conjuntura elaborada pelo deputado federal Eduardo Valverde e, ao final, serão elaboradas propostas de ações para a construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News