Rondoniagora.com

Rondônia, 26 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Incra realiza negociação com MST para fortalecimento do Pronera

Terça-feira, 09 Junho de 2009 - 17:49 | RONDONIAGORA


A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) informa que está em fase de negociação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que se encontra representado por famílias dos assentamentos do estado, na sede do órgão, em Porto Velho, nos dias 8 e 9 de junho de 2009.

O ponto principal da pauta de reivindicações está relacionado aos cortes efetuados pelo Governo Federal no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), para o qual está sendo composta uma equipe que irá analisar os convênios em andamento e propor soluções.

O Pronera desenvolve projetos de escolarização formal em todos os níveis, desde a alfabetização à pós-graduação, com metodologias voltadas às especificidades do meio rural.

Em mais de uma década de existência, o Pronera alfabetizou, escolarizou, capacitou e graduou cerca de 500 mil jovens e adultos atendidos. Realizado por meio de parcerias com universidades públicas federais e estaduais, escolas técnicas, escolas-família agrícola, além de secretarias estaduais e municipais de educação, atualmente, estão em andamento por meio do Pronera 76 cursos. São mais de 17,4 mil alunos em salas de aula de 46 instituições de ensino.

O superintendente regional do Incra, Carlino Lima, informou que o órgão está buscando a recomposição do orçamento para ampliar e dar continuidade a esta importante ação pública. Lima solicitou a compreensão dos usuários do órgão pelos eventuais transtornos causados devido à movimentação atípica em suas dependências. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News