Rondônia, terça-feira, 24 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 09 de Maio de 2008 - 14h06

Indústria poderá ter certificação em Rondônia

Fiero


As análises de produtos alimentícios dos frigoríficos e laticínios, que atualmente são feitas em Belém, no Pará e em São Paulo, em breve poderão ser realizadas em Rondônia, no laboratório de análises físicos-químicas e microbiológicas, a ser construído em Rolim de Moura. O projeto está em fase de licitação pela prefeitura local.
De acordo com o presidente do Sistema Indústria (Fiero, Sesi, Senai e IEL), Euzébio Guareschi, o projeto é resultado de mais uma das parcerias que o Senai e Sesi têm firmado com as prefeituras e empresas, cuja articulação já resultou na construção de escolas, de centros multimídia (pelo programa Indústria do Conhecimento), além de treinamento e capacitação de trabalhadores, como tem sido feito em Porto Velho, na preparação de mão-de-obra para as hidrelétricas do Rio Madeira, entre outras.
Por meio dessa parceria com a Prefeitura de Rolim de Moura, o laboratório será construído pelo município.
Carne bovina, suína, embutidos e demais subprodutos, além do leite, queijo e derivados, serão analisados pelo laboratório e poderão receber a certificação SIF (Serviço de Inspeção Federal), uma exigência do Ministério da Agricultura, emitida pelo próprio laboratório.
Segundo Euzébio Guareschi, a indústria alimentícia não só de Rondônia, mas do Acre e do norte do Mato Grosso terão significativos ganhos em termos de custos e tempo, uma vez que não terão mais de enviar seus produtos para análise em centros distantes como o Pará e São Paulo e promovendo ganho na qualidade dos produtos rondonienses.

Certificação

De acordo com o técnico do Senai, Rogério Garbin, assim que o laboratório for inaugurado será dado início ao processo de qualificação do laboratório para que obtenha o status de certificador. As atividades devem iniciar ainda neste ano.
Para obter essa condição, o laboratório passará por auditoria conjunta do Ministério da Agricultura, Inmetro e Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBLCQL)

Reunião

No dia 12, o projeto será apresentado a empresários do setor e autoridades, em reunião a ser realizada no auditório da Rolimcred, às 19h, em Rolim de Moura. Euzébio Guareschi determinou que a equipe do Senai coordenada pelo diretor regional, Vivaldo Matos, faça a apresentação detalhada do projeto.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions