Rondônia, domingo, 9 de maio de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 20 de Março de 2013 - 10h02

Informando sobre a Pesquisa Cientifica em Rondônia

Ederson Rodinei


Informando sobre a Pesquisa Cientifica em Rondônia

Ederson Rodinei Dantas Rodrigues é natural de São Borja no Rio Grande do Sul esta desde 1999 no Estado de Rondônia, é Bacharel graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - 2003. Com a monografia: Geoquímica de Lagos do Baixo Madeira, a partir de 2003 ingressou na Educação do Estado de Rondônia como professor da Rede Publica, na Universidade começou a desenvolver projetos de pesquisa cientifica sendo aluno bolsista do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico foi integrante do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental - UNIR, estendo outros projetos de sua autoria para a Rede Publica do Estado de Rondônia, fez Pós Graduação pela mesma Instituição em Metodologia do Ensino Superior 2005 defendendo o artigo "Do Khaos à Pedagogia Histórico-Crítica" e terminou o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - 2008 com a dissertação: Avaliação Espacial da Qualidade da Água Subterrânea na Cidade de Porto Velho – Rondônia, tese que lhe conferiu o Prêmio Nacional - REFAP em 2008 no Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Sendo parte do trabalho inserido no I Relatório da Qualidade Ambiental do Município de Porto Velho e distribuído no I Seminário de Qualidade Ambiental em 2012.

Desenvolveu vários Projetos de pesquisa cientifica em escolas Publicas em Candeias do Jamari e Porto Velho nas áreas: ambiental, desenvolvimento sustentável, reciclagem, turismo e empreendedorismo, elaborando jornais informativos e simpósio, ativando um projeto permanente de formação de pesquisadores de Iniciação Cientifica Junior o que levou junto dos projetos desenvolvidos na escola a participação a eventos de níveis Estaduais, Nacionais, Internacionais e Mundiais. Como eventos do SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, Mostratec – Mostra Nacional e Internacional de Ciência e Tecnologia e 54th World Congress.

Também desenvolveu pesquisas na área técnica: plano diretor, habitação popular, hidrogeoquimica, metais-pesados, bacteriologia, usos múltiplos da água, contaminação ambiental, perfil econômico da empresas e resíduos sólidos.
O que levou-me a pensar nesta coluna? A principio foi à necessidade de expressar a pesquisa cientifica em Rondônia de maneira mais contundente realizada nos vários seguimentos como: Universidades, Ongs, Escolas de Ensino básico publicas e privadas, ou em Instituições de Conhecimento Cientifico de Órgãos Municipais, Estaduais e Federais. São realizadas varias pesquisas cientificas de vários níveis em Rondônia. Mas infelizmente não divulgadas porque simplesmente não foi criado um espaço continuo dentro da mídia para que esta divulgação ocorra, ou até mesmo às vezes a Instituição que realiza não procura divulgar estando muito focada na publicação e restrita a algum Congresso de nível Estadual, Nacional e até Internacional. Mas os leitores da Ciência ou que se interessa a titulo de apenas curiosidade não ficam sabendo. A divulgação é pequena quando existe e nos faz parecer que em Rondônia não temos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento a principio não sabemos nem que áreas são pesquisadas principalmente de alto nível.

Mas seguido encontro pesquisas em eventos na cidade de Porto Velho ou a nível Nacional e Internacional fora de Rondônia. E pergunto vocês são de onde? Tamanha surpresa é de Rondônia, mas porque ninguém ficou sabendo ou não sabe desta pesquisa e muito menos que estão aqui. Realizei varias entrevistas em vários eventos dos palestrantes a homenageados, alunos e professores de outros paises, e até mesmo o atual Ministro da Ciência e Tecnologia Marco Antonio Raup na época era Presidente do SBPC, mas o que mais me comoveu foi principalmente os alunos com Banners, (Banner é aonde o aluno expõe toda a sua pesquisa para explicar), muitas vezes esperando que alguém se interessassem pelo seu trabalho que na maioria das vezes era muito bom às vezes chegava alguém e perguntava, mas em alguns não chegavam ninguém para ver. Vejo a Ciência em Rondônia como esse aluno que vai a um evento e expõe o Banner, e ninguém fica sabendo ou ninguém vê. Essa valorização através das matérias me sinto na obrigação de buscar, pois caso contrario serei como um pesquisador de laboratório que faz grandes descobertas mas nunca divulga.


 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions