Rondônia, quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 13 de Julho de 2009 - 09h14

IPEM intensifca fiscalização em várias regiões do Estado

RONDONIAGORA


A equipe de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) vistoriou bombas de postos combustíveis e balanças em estabelecimentos comerciais de Ji-Paraná. O trabalho está sendo feito há 20 dias por duas equipes de Porto Velho.

Durante a ação, foram fiscalizados 50 postos de combustível e segundo a instituição, não foi encontrada nenhuma irregularidade na medição das bombas. Já as balanças, dez foram apreendidas, por não estarem com o lacre do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com informações, as dez balanças não teriam sido fabricadas no Brasil.

Toda balança tem que ter a marca de verificação acompanhada do prazo de validade e do lacre próprio do Inmetro. O lacre impede o acesso aos locais de regulagem e com isso, a adulteração.
Outro problema, segundo os fiscais, é que cerca de 10% das 600 balanças verificadas estavam com o lacre rompido e apresentavam falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos.

“Os próprios comerciantes estavam acessando mecanismos internos do instrumento, o que é proibido, porque a balança só pode ser consertada por técnicos que trabalham em oficinas credenciadas”, explicou o fiscal do Ipem, Edilson Pereira da Silva.
Os técnicos do Ipem fazem um alerta aos consumidores na hora de abastecer o veículo, ou comprar em estabelecimentos que possam apresentar risco ao seu bolso.

A balança deve estar num local apropriado, com fácil visibilidade para que o consumidor possa acompanhar a pesagem.

Quanto às bombas de combustível, antes do abastecimento a bomba medidora deve indicar zero para a “quantidade de litros” e o “total a pagar”. O consumidor deve conferir o valor do “preço por litro” e constatar se a bomba está com sua verificação em dia. Toda bomba medidora de combustível líquido verificado mostra a marca oficial do Inmetro.

Em caso de dúvidas, denúncias, sugestões ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem no telefone 0800 647 2777.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/ipem-intensifca-fiscalizacao-em-varias-regioes-do-estado)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions