Rondônia, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 18 de Fevereiro de 2011 - 11h07

Júri de ex-diretores do Urso Branco começa na próxima semana

RONDONIAGORA


Os ex-diretores do presídio Urso Branco, Rogélio Pinheiro Lucena, Edilson Pereira da Costa e Weber Jordano Silva, e mais um preso, José Raimundo Tavares da Costa, envolvidos na chacina ocorrida em Janeiro de 2002, irão a júri popular a partir do dia 21 de fevereiro, segunda-feira, conforme publicado na pauta do 2º Tribunal do Júri de Porto Velho. Eles não foram a julgamento em 2010, junto com o demais réus, porque entraram com recurso contra a decisão de pronúncia do juiz Aldemir Oliveira.

Com a negação do pedido no segundo grau de jurisdição, o magistrado procurou marcar os julgamentos num mesmo período, assim como ocorreu em maio do ano passado para proporcionar um melhor acompanhamento da sociedade, órgãos ligados aos direitos humanos, assim como a Corte Interamericana e os meios de comunicação. "Toda a infra-estrutura montada naquela ocasião será garantida pelo TJRO", esclareceu o juiz Ênio Salvador, nomeado como auxiliar de Aldemir Oliveira nesta segunda fase.

As seis primeiras sessões foram transmitidas ao vivo pela internet, a exemplo do que ocorrerá na terceira semana de fevereiro, no julgamento dos ex-diretores do presídio. Como na primeira vez, as condições de acesso ao Tribunal de Juri serão as mesmas para a imprensa. Para não atrapalhar o andamento do ritual jurídico, a entrada das equipes jornalísticas será restrita. Não será permitida a presença, na sala do juri, de equipamentos (máquina fotográfica e filmadoras). A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça, que junto com a coordenadoria de informática é responsável pela transmissão, fornecerá imagens (fotos e filmagens) aos órgãos interessados em fazer a cobertura jornalística.

A acusação ficará a cargo dos promotores Leandro Gandolfo e Marcelo Guidio. Já a defesa será feita pelo defensor público Magno Jorge Oliveira, no caso do preso, e os advogados Josenilton Lino Barreto, Gilvane Veloso Marinho e Antônio Francelino dos Santos.

O apenado José Raimundo Tavares da Cosa, o Zé Galinha, está foragido do sistema penitenciário, mas como houve tempo hábil de convocá-lo por edital, ele será julgado como réu ausente.

Histórico

Nas seis sessões iniciadas em 5 de maio, 14 réus foram julgados, onze foram condenados e três absolvidos. Outros dois réus estavam foragidos, mas foram intimados por edital e julgados em sessões posteriores; ambos condenados.

A pauta de julgamentos do 2º Tribunal do Juri de Porto Velho para a semana de julgamento do caso:

dia 21- José Raimundo Tavares da Costa (Zé Galinha)

defensor público: Magno Jorge Oliveira

dia 23 - Rogélio Pinheiro Lucena

advogado: Josenilton Lino Barreto

dia 24 - Edilson Pereira da Costa

advogado: Gillvane Veloso Marinho

dia 25 - Weber Jordano Silva

advogado: Antônio Francelino dos Santos


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions