Rondônia, quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 26 de Junho de 2009 - 12h08

Justiça Rápida realiza julgamentos à revelia no sábado

TJ-RO


A Mega Operação Justiça Rápida, que será realizada neste sábado, no 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Porto Velho, fará julgamentos à revelia, ou seja, quem for citado para as audiências e não comparecer ao juizado, pode ser condenado. O procedimento será adotado pela primeira vez na operação e tem o objetivo de dar ainda mais celeridade aos julgamentos.

Segundo o juiz João Rolim, titular do Juizado e coordenador da operação, as audiências referentes a cobranças em geral, obrigação de fazer, não-fazer e dar, execução e cumprimento de contratos, despejos e possessões são as que podem ser julgadas à revelia.

Para garantir a todos o direito à defesa, o Juizado, através de oficiais de Justiça, entregou mandados de citações às partes envolvidas nas audiências marcadas para o próximo sábado. "Em outras vezes, a pessoa era citada e achava que o processo não seguiria adiante, com sua ausência", explicou o magistrado.

A Mega Operação tem agendadas 714 audiências, a maioria delas, cerca de 320, são de processos que se enquadram dentro dos critérios para julgamento à revelia. Houve um amento de cerca de 18% no número de agendamentos em relação a 2008, quando foram agendadas 601 conciliações. Para essa operação, os servidores do Juizado realizaram 820 atendimentos, entretanto, só são aceitas causas cujo pleito não exceda 20 salários mínimos.

No sábado, o trabalho tem início às 8h e vai até às 18h, no 1º Juizado Especial Cível, na avenida Amazonas, esquina com a rua Venezuela, no bairro Nova Porto Velho, na Capital. Cerca de 160 profissionais estarão envolvidas na operação, entre juízes, promotores, defensores públicos, servidores do Judiciário e policiais. A expectativa é de que ao menos 2,5 mil pessoas passem pelo juizado durante todo o dia. Para quem tiver interesse, enquanto aguarda o horário das audiências, o Serviço Médico do TJRO colocará à disposição da população a aferição de pressão, peso e altura. Outras informações podem ser obtidas na administração do Juizado pelo telefone 32175000.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/justica-rapida-realiza-julgamentos-a-revelia-no-sabado)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions