Rondônia, sábado, 4 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 18 de Fevereiro de 2020 - 11h46

Justiça suspende reunião do CES e determina audiência para tratar de novas eleições

da Redação


Justiça suspende reunião do CES e determina audiência para tratar de novas eleições

O juiz Edenir Sebastião A. da Rosa da 2ª Vara da Fazenda Pública suspendeu uma reunião convocada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) para esta terça-feira, 18, por entender que a atual cúpula não tem legitimidade para promover atos em nome da entidade. O magistrado convocou audiência para o dia 5 de março entre o CES, Ministério Público e Governo de Rondônia para tratar da recomendação da Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde em realizar novas eleições garantindo a alternância de poder conforme o regimento interno.

O MP esclareceu que a recomendação expedida ao Conselho Estadual de Saúde, no último dia 8 de janeiro, era para que realizasse reunião extraordinária e deliberasse quanto à convocação de eleições, teve em vista o apurado nos autos do procedimento 2018001010076310, de que no referido Conselho não tem ocorrido a devida alternância do Poder, o que, em tese, se mostra prejudicial à gestão democrática e à efetiva fiscalização das ações de saúde, além de estar em desacordo com a Legislação que regulamenta a eleição e o exercício dos mandatos no âmbito dos Conselhos de Saúde.

Durante reunião, o atual presidente Raimundo Nonato recebeu apoio dos integrantes para permanecer no cargo e criticou a postura do MP alegando “perseguição” dos titulares da Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde. A direção do CES convocou reunião para hoje, suspenso pelo juiz. “Nesta condição, tenho que os elementos e a situação configurada nos autos evidenciam sustento jurídico substancial a pretensão do Ministério Público e do Estado de Rondônia no sentido de não serem identificadas condições de legitimação da cúpula diretiva do Conselho Estadual de Saúde para deliberações relacionadas a atos de gestão ou de atuações, considerando o fato do exaurimento do mandato da gestão passada e de até esta data não ter sido concluído o processo eleitoral e proclamados os representantes eleitos para a nova gestão.

Assim, tenho por determinar a SUSPENSÃO DA REALIZAÇÃO da reunião convocada para o dia 18 de fevereiro de 2020, conforme Ofício Circular n. 001/Diretoria/CES/RO, datada de 10 de fevereiro de 2020 (ID n. 34919968)”, diz trecho do despacho.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/justica-suspende-reuniao-do-ces-e-determina-audiencia-para-tratar-de-novas-eleicoes)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions