Rondônia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 20 de Janeiro de 2010 - 14h12

Lacen ultrapassa 175 mil análises laboratoriais durante o ano de 2009

RONDONIAGORA


O Laboratório Central (Lacen), unidade técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) responsável pela coordenação e supervisão da rede de laboratórios públicos e privados do Estado, realizou 175.886 análises laboratoriais no ano de 2009.

O laboratório também realiza procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico e habilita os demais laboratórios que se integram à rede estadual, além de promover a capacitação dos recursos humanos de toda a rede de laboratórios.

A interpretação das análises laboratoriais pelo Lacen auxilia no diagnóstico clínico de interesse à saúde pública, dando suporte às áreas de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. A unidade atua na padronização e adequação das normas em três áreas: Biologia Médica – sorologia das principais doenças como sarampo, rubéola, leptospirose, marcadores das hepatites A, B, C, D e E, Toxoplasmose, Dengue, Malária, entre outras; Produtos, como o controle de qualidade do leite, da água para consumo humano, carne “in natura”, polpas de frutas, saneantes; e Entomologia – doenças, zoonoses, avaliação e controle de vetores.

De acordo com a diretora geral do Lacen, Jannyce Vaccaro, em relação à capacitação de recursos humanos, destacaram-se em 2009 as capacitações para técnicos em malária, tuberculose, leishmaniose e hanseníase. Foram capacitados 40 técnicos no ano passado. Sobre a malária, Jannyce explica que são feitas duas capacitações anuais para formação de novos microscopistas, bem como a certificação de novos que já atuam na rede. Segundo ela, as ações do Lacen são integradas à Agevisa, Policlínica Oswaldo Cruz e às demais áreas que subsidiam ações de Saúde.

O gerente técnico do Lacen, biomédico Gleense Cartonilho, diz que o Lacen atende aos 52 municípios do Estado no acompanhamento de exames laboratoriais, monitoramento e supervisão. Além disso, a unidade, segundo ele, realiza capacitações em presídios e também implantou um laboratório de tuberculose no Presídio Ênio Pinheiro. Em relação à implementação de análises e controle de qualidade laboratoriais, o Lacen analisou 51 unidades laboratoriais no ano passado.

Os laboratórios do Lacen realizam ainda exames para controle e monitoramento das infecções pelo HIV; hepatites virais; hormônios; controle de qualidade do diagnóstico da tuberculose, com a cultura e identificação do bacilo com teste de sensibilidade e baciloscopia.

Acompanhamento de malária nos assentamentos

Na área de entomologia, o gerente técnico informa que o Lacen também faz a avaliação do potencial malarígeno dos assentamentos de colonização e reforma agrária do Incra durante o ano todo. “Onde existem assentamentos, o Lacen acompanha e faz essa avaliação”, informa o gerente, acrescentando que também são feitas capturas de barbeiros e macacos para análise em febre amarela silvestre e raiva animal.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions