Rondônia, segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 10 de Abril de 2008 - 15h12

Leilão de Jirau é mercado para 12 de maio; preço-teto é mantido

Folha on line


O leilão da usina de Jirau, no Rio Madeira (RO), deverá ocorrer no dia 12 de maio e terá preço-teto de R$ 91/MWh, segundo proposta de edital aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na tarde desta quinta-feira. A principal novidade no edital aprovado é o aumento da garantia física (capacidade de produção ininterrupta) da nova usina, que foi para 1.975,3 MW.

O ministro Edson Lobão (Minas e Energia) já tinha confirmado o preço-teto para o leilão na manhã de hoje, apesar da sugestão do TCU (Tribunal de Contas da União) em reduzir o valor.

Caso todas as recomendações feitas pelo TCU fossem acatadas, o preço-teto para o leilão passaria a ser de R$ 85/MWh.

Lobão justificou a decisão alegando que a redução do preço-teto poderá desestimular a competição.

"Não podemos desestimular a competição à medida que se cobra um preço extremamente baixo. Já há vários consórcios interessados", afirmou o ministro.

Ele disse ainda que o TCU faz apenas sugestões e não tem poder de determinar as regras do leilão.

A legislação prevê que o edital deverá ser publicado pelo menos um mês antes da realização da licitação, mas técnicos do governo entendem que não será necessário mudar a data do leilão por causa de uma diferença de dois ou três dias.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions