Rondônia, terça-feira, 18 de maio de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 01 de Maio de 2021 - 08h02

Lideranças de trabalhadores defendem união e reflexão

da Redação


Lideranças de trabalhadores defendem união e reflexãoLionilda, vereadora Ellis Regina e Mário Jorge

Neste sábado, 1º de maio, comemorado internacionalmente o Dia do Trabalho, é uma data de grande importância na história dos trabalhadores e da sociedade.
Diante da pandemia do Coronavírus, que já deixou milhões de pessoas desempregadas em todo o país, a data talvez não seja motivo de comemoração por parte de muitos trabalhadores, que apesar de terem uma profissão, não podem trabalhar, ou por que foram demitidos ou por que não conseguiram manter seus negócios de pé.

No Brasil, o dia 1º de maio foi declarado feriado em comemoração a data a partir do ano de 1925. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram, direitos foram incluídos, as leis do trabalho se popularizaram, vieram segurança do trabalho, aumento do salário mínimo e muitas outras conquistas que a classe trabalhadora conseguiu com muita luta.
Muitos profissionais capacitados, pessoas formadas em algum curso superior, empresários e autônomos do pequeno negócio, tiveram que se reinventar para produzir uma renda e não passar necessidades em casa.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (Sindeprof), Ellis Regina, o Dia do Trabalho possui um significado especial para todos. “É um dia de reflexão, onde nos lembramos de todos os desafios vencidos e da luta diária, que nunca termina. Sempre estamos lutando por algo melhor, e, dessa forma vamos moldando não apenas nossa realidade, mas também ajudamos a mover a realidade do país. O trabalho enobrece o homem e o trabalhador enobrece nossa sociedade”, disse a presidente.

Vários projetos de autoria de Ellis Regina, que também é vereadora, já foram aprovados na Câmara Municipal em favor dos servidores de Porto Velho. “Temos inúmeras vitórias para conquistar ao longo desse ano, redundaram em ganhos significativos nos contracheques dos servidores. Como sindicalista, eu e minha diretoria, tivemos participações decisivas na ação do quinquênio dos servidores municipais, reajuste e realinhamento salarial para várias categorias, extensão e aumento de auxílios e benefícios de várias categorias do serviço público”, destacou a presidente.

União

O presidente do Sindicato dos bancários e Trabalhadores do ramo Financeiro de Rondônia (Seeb), José Toscano, disse que entre os pontos positivos na classe bancária, é possível destacar a união dos servidores. “Com isso, nós não mexemos no acordo coletivo nacional, que é justamente o bancário que trabalha aqui e no interior de Rondônia, ganha o mesmo que um bancário que trabalha na Avenida Paulista, em São Paulo”, enfatizou.

Reflexão

Mário Jorge, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsef), enfatiza que nesta data, é necessário que os servidores façam uma reflexão sobre esse momento crítico e temerário das investidas dos mandatários para juntos, sindicato e filiados, achar o “antídoto” e combater com força, fé e coragem, as injustiças cometidas contra uma categoria que faz pulsar o coração do sistema público de serviços, mas que sempre é tratada pelos governantes como responsáveis pelos gastos públicos.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), Lionilda Simão, o dia 1° de maio tem uma importância muito grande, pois leva a refletir que foi através de muita luta, coragem e enfrentamentos que possibilitou o reconhecimento de vários direitos da classe trabalhadora. "No caso do Brasil, a consolidação das leis trabalhistas retrata toda essa luta, contudo, infelizmente nos últimos anos sofreu alterações que promoveu uma forte precarização nos postos de trabalho. É preciso que o trabalhador tenha consciência da sua importância e que tenha coragem de lutar pelos seus direitos", disse.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions