Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 12 de Junho de 2009 - 15h33

Liga Acadêmica promove debate sobre saúde pública em Porto Velho

RONDONIAGORA


“É na UTI que o acadêmico passa a ter contato com a realidade da Medicina, entrando na fronteira entre a vida e a morte; o sucesso e o insucesso”. A frase é do médico Raimundo Abreu Machado, durante evento que reuniu estudantes da área de saúde de várias instituições, no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho.

O evento promovido pela Liga Acadêmica de Terapia Intensiva (LATIRO) possibilitou aos estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, o alcance de importantes informações com a palestra ministrada pelo Dr. Raimundo Machado, que é médico intensivista do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), e que traz consigo uma larga experiência como o primeiro intensivista do Estado de Rondônia e fundador da UTI do HB.

“Sinto-me feliz com o surgimento dessa Liga Acadêmica formada por estudantes interessados em se aprofundar nessa área que já venho me dedicando há 27 anos neste Estado. Ao fazer uma abordagem da morte na UTI, meu objetivo é instigar as dúvidas e também fornecer aos acadêmicos um olhar realista sobre os limites humanos na luta pela vida”, disse o Dr. Machado em entrevista.

Para a estudante Isabela Pilon, que cursa 4° período de Medicina, o evento foi muito proveitoso no sentido de promover mais conhecimentos concernentes a terapia intensiva. “A UTI é uma parte do hospital multidisciplinar. É lá que começamos a aprender, enquanto acadêmicos, que todos somos importantes no ofício de salvar vidas”, acrescentou a futura médica.

A enfermeira, Poliana Gurgel, que integra a coordenação da LATIRO, explica que a UTI já faz parte da grade curricular dos estudantes de Enfermagem e de Medicina, mas que “o objetivo é possibilitar uma maior aproximação e promover o conhecimento e o aprimoramento das habilidades aprendidas no decorrer do curso, no que diz respeito à terapia intensiva e suporte básico de vida, com promoções de atividades teóricas, práticas, sociais e científicas”.

SOBRE A LIGA

“A Liga Acadêmica de Terapia Intensiva de Rondônia é uma entidade acadêmica multidisciplinar vinculada a Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva [SOBRATI], que conta estudantes dos cursos de Medicina Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade São Lucas e da Universidade Federal de Rondônia; e com a coordenação de profissionais dessas três áreas da saúde que trabalham em UTI”, informou o presidente da Liga, Claúdio Roberto Scolari.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/liga-academica-promove-debate-sobre-saude-publica-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions