Rondônia, sábado, 14 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 28 de Outubro de 2014 - 10h14

Limpeza de cemitérios é concluída com antecedência pela Prefeitura

Assessoria


Há pouco mais de uma semana para o Dia dos Finados, que transcorre no próximo dia 02 de novembro, os dois principais cemitérios de Porto Velho já estão praticamente prontos para receber os visitantes. O trabalho de limpeza está avançado e falta concluir apenas o cemitério da Candelária.

A confirmação foi feita nesta sexta-feira, 24, pelo secretário Ricardo Fávaro, da Semusb (Secretaria Municipal de Serviços Básicos). O secretário adiantou que a antecipação da limpeza este ano só foi possível por causa da equipe de manutenção que trabalham diariamente nos logradouros. “Tanto no cemitério dos Inocente como no de Santo Antônio temos equipes de manutenção. Isso facilitou o trabalho porque não havia tanta coisa a ser feita. Já no cemitério da Candelária o serviço não foi feito ainda porque ele é de responsabilidade do Iphan. Mas mesmo assim, a prefeitura limpará o local”, disse.
Outra vantagem apontada pelo secretário, é que a Prefeitura de Porto Velho deixou de contratar empresas terceirizadas para realizar o serviço. Todo o trabalho é feito agora por garis da própria Semusb. Até o ano passado o município gastava cerca de R$ 40 mil/mês com a terceirização. Hoje o custo é zero.

Além da economia aos cofres do município, a medida possibilitou também a disponibilidade de equipes de limpeza permanentes nos dois cemitérios. “Isso representou um avanço enorme e fez com que ganhássemos tempo no que diz respeito a limpeza. A preocupação agora é com a manutenção do serviço”, frisou.

Origem

O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.
O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”.
Já no Brasil, a tradição é outra e independendo da temperatura da região, visitar os que já morreram é uma obrigação das primeiras horas do dia. É o dia para se ir aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram.
Cada ato desta tradição é carregado de motivações pessoais e sentimentos, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito aos que já se foram. Dentre os costumes brasileiros, acender velas próximo aos túmulos é essencial.
Já as coroas de flores em forma de círculo representam a vitória da vida sobre a morte. Para maioria, dia e suas formas de homenagem é uma forma de encontro com os que já foram.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/limpeza-de-cemiterios-e-concluida-com-antecedencia-pela-prefeitura)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions