Rondônia, quarta-feira, 24 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019 - 17h04

Mais de 100 mulheres são atendidas em mutirão para colocação de DIU

da Assessoria


Mais de 100 mulheres são atendidas em mutirão para colocação de DIU

O mutirão aconteceu nos dias 22, 23 e 26 de fevereiro, no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) e foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho. Conforme a Coordenação de Saúde da Mulher, foram atendimento de 143 mulheres que estavam previamente agendadas nas unidades básicas de saúde, 102 receberam o dispositivo intrauterino (DIU) e 714 fizeram testes rápidos.

A implantação do DIU foi feita pelas médicas ginecologistas do centro de referência. Antes de entrar no consultório, as mulheres passaram por uma triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem para realização dos testes rápidos e de gravidez e verificação das condições físicas e clínicas para realização do procedimento.

A ação faz parte do projeto “Eu Posso Escolher” de planejamento familiar da Semusa realizado na atenção básica.

“Casais que desejam receber orientações de métodos contraceptivos podem procurar uma unidade básica de saúde para receber de profissionais capacitados informações de qual método usar”, explicou Elileide Fróes, coordenadora de saúde da mulher.

Nas unidades básicas de saúde as mulheres que participam do grupo de planejamento familiar podem escolher além do DIU, a laqueadura, a camisinha feminina, o contraceptivo injetável mensal e trimestral, a pílula de urgência, e contraceptivo oral. De acordo com a coordenadora os mais procurados são o DIU e a pílula.

Aqueles casais que optam pelos métodos definitivos como vasectomia ou laqueadura são encaminhados para a Maternidade Municipal Mãe Esperança, que realiza os procedimentos.

Essa é a segunda ação realizada pela Semusa com o objetivo de ampliar a oferta do procedimento. Em 2018 em duas etapas mais de 300 mulheres foram atendidas com a colocação de DIU.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/mais-de-100-mulheres-sao-atendidas-em-mutirao-para-colocacao-de-diu)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions