Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 24 de Junho de 2019 - 12h03

Mais de 270 pacientes já foram atendidos pelo Ambulatório de Trauma Ortopédico em um mês de funcionamento

por Vanessa Farias - Secom/RO


Mais de 270 pacientes já foram atendidos pelo Ambulatório de Trauma Ortopédico em um mês de funcionamento

Com um mês de funcionamento do novo centro de referência em atendimento ortopédico de baixa e média complexidade em Porto Velho, o Ambulatório de Trauma Ortopédico (ATO), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB), já atendeu a 276 pacientes, com 109 procedimentos realizados na unidade.

Segundo o ortopedista e coordenador do ATO, João Gangussu, nesse período de atendimento, uma média de seis a sete cirurgias por semana foram realizadas diretamente com o encaminhamento do ambulatório. As cirurgias são feitas aos domingos, no HB. Além dos procedimentos cirúrgicos, são realizadas reduções incruentas (para devolver articulações fora do lugar ao local de origem), imobilizações, acompanhamentos pós-operatórios, sendo que a maioria dos casos de traumas é de membros superiores.

“Os nossos paciente são encaminhados pelo Hospital de Pronto Atendimento João Paulo II, onde recebem o primeiro atendimento. Aqui nós damos seguimento em todas as fraturas de baixa e média complexidade com o acompanhamento. Não há outra ‘porta de entrada’, somente via JPII. O tratamento conservador vai ser feito aqui do início ao fim e se há indicação de cirurgia o paciente é diretamente encaminhado pelo ATO para a realização do procedimento diretamente no HB”, explica o coordenador. Após a alta médica, os pacientes são encaminhados para fisioterapia ou qual seja a necessidade.

Em um acidente de motocicleta, no dia 4 de maio deste ano, o paciente Adam Assis, 34 anos, fraturou o fêmur, quatro metatarsos, o calcanhar e a mão. O pronto atendimento aconteceu no JPII. “Lá eu fui atendido com todos as primeiras providências, passei por cirurgia, e depois fui encaminhado para cá, onde eu achei excelente. Já estou no segundo retorno, e em breve farei nova cirurgia para retirada dos ganchos que foram colocados no meu pé por causa da fratura dos metatarsos”, conta.

“Muito mais rápido e bem melhor. Nós agendamos e não esperamos muito para sermos atendidos. O acidente do meu filho foi muito grave, mas eu agradeço muito por esse atendimento aqui, que tem dado muito mais agilidade ao acompanhamento que ele precisa”, conclui a mãe do paciente, Maria Auxiliadora Aleixo.

A equipe do ATO atende durante todo o dia, e é composta por duas recepcionistas, dois ortopedistas por período (manhã e tarde), técnicos de enfermagem e gesso, enfermeiros, e no departamento administrativo, outros quatro funcionários.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/mais-de-270-pacientes-ja-foram-atendidos-pelo-ambulatorio-de-trauma-ortopedico-em-um-mes-de-funcionamento)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions