Geral
Mais de 44 mil carteiras de identidade prontas não foram retiradas em Rondônia
Quarta-feira, 14 Janeiro de 2026 - 12:06 | Redação

Cerca de 44 mil carteiras de identidade já confeccionadas em Rondônia não foram retiradas pelos titulares, segundo levantamento do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), órgão vinculado à Polícia Civil.
Os documentos estão prontos para entrega, mas permanecem armazenados nas unidades de atendimento devido à ausência dos cidadãos dentro do prazo previsto para retirada. Conforme as normas administrativas em vigor, as carteiras que não são buscadas podem ser retidas após o período regulamentar de guarda.
A permanência desses documentos nas unidades provoca impacto direto no fluxo de atendimento, compromete a capacidade de armazenamento e dificulta a gestão do serviço, além de impedir que o cidadão utilize um documento essencial para identificação, acesso a serviços públicos e privados, viagens e benefícios sociais.
Diante da situação, a orientação é que os cidadãos que solicitaram a carteira de identidade compareçam à mesma unidade onde realizaram o atendimento para verificar a disponibilidade do documento e efetuar a retirada, preferencialmente com o protocolo ou outro documento que facilite a identificação do pedido.