Rondônia, 04 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Mais de 500 acidentes registrados na Capital de janeiro a março; Batalhão de Trânsito leva orientação a escolas

Quinta-feira, 09 Maio de 2019 - 09:26 | da Redação


Mais de 500 acidentes registrados na Capital de janeiro a março; Batalhão de Trânsito leva orientação a escolas

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar está levando orientações aos motoristas e alunos de escolas públicas, privadas e faculdades em uma ação alusiva a Campanha Maio Amarelo. A ação mundial busca a redução de mortes no trânsito por meio de trabalho educativo. Dados levantados pelo Batalhão mostram que no primeiro trimestre deste ano foram registrados 519 acidentes em Porto Velho, envolvendo carros e motocicletas.

No mês de março, por exemplo, foram registrados 241 acidentes de trânsito. Já em abril, o número de acidentes reduziu para 211. O levantamento mostrou ainda, que entre os meses de março e abril, 140 pessoas foram presas ao serem flagradas dirigindo sob efeito de álcool. Todos os dados são referentes às ocorrências registradas na Capital.

Segundo o subcomandante do Batalhão de Trânsito, Jorge Fernando, serão realizadas blitze educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtram) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para orientar os condutores abordados. “Durante as ações nós vamos mostrar exemplos que acontecem em acidentes de trânsito e como eles devem se comportar ao assumir a direção de um veículo”, informou.

O subcomandante salienta que é preciso o envolvimento da população para reduzir os acidentes e mortes no trânsito. “Precisamos fazer um trabalho voltado à conscientização dos condutores. Além da população em geral, nós vamos orientar os nossos policiais de todo o Estado porque o exemplo tem que partir de nós”, salientou Jorge Fernando.

Para Jorge Fernando é necessário começar o trabalho de conscientização pelas escolas para que desde cedo as crianças respeitem o trânsito. “Nós vamos orientar as crianças sobre o que é certo e errado referente ao trânsito porque elas são os futuros motoristas. Se uma criança estiver no carro com o pai ou a mãe, e ele cometer alguma infração eles vão saber dizer que comportamento não é certo”, disse.

Durante as abordagens nas blitze Lei Seca que acontecem em pontos estratégicos durante a noite, além de autuar aquele condutor que foi flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, os policiais irão passar as orientações e destacar a importância de não dirigir após ingerir bebida alcoólica. “Todo e qualquer tipo de informação que a gente passa com um pouco mais de ênfase, mesmo que o resultado seja abaixo do esperado, a gente considera como relevante”, explicou o subcomandante.

A Polícia Militar conta com o apoio da população para ajudar na redução dos números de acidentes seja nas rodovias federais, estaduais ou na área urbana das cidades. “A gente espera que a população abrace essa causa porque isso é muito importante. Hoje o trânsito é o que mais mata pessoas no nosso país comparado a outros tipos de situações e por isso precisamos desse apoio para reduzir os números”, finalizou Jorge Fernando.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também