Rondônia, sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 03 de Fevereiro de 2009 - 19h10

Medicina da FIMCA promove aula magna a acadêmicos do primeiro ano

Assessoria


Medicina da FIMCA promove aula magna a acadêmicos do primeiro ano
Aconteceu na tarde de ontem no auditório das Faculdade Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, Aula Magna ministrada pelo médico cardiologista e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) Roberto d’Ávila para acadêmicos do primeiro ano do Curso de Medicina.

Roberto d’Ávila iniciou a palestra parabenizando os acadêmicos, que chamou de “futuros colegas” pela escolha corajosa pela Medicina, de enfrentar este desafio e realizar o sonho de ser médico. “A FIMCA tem todas as ferramentas e infra-estrutura que vocês precisam para transformar este sonho, este ideal de fazer o bem e ajudar as pessoas, pois é isto que um médico faz. Este é o grande ideal de quem entra numa escola de Medicina. A nossa missão é fazer o bem”.

“As pessoas têm uma percepção de cuidado. Todo mundo quer ser bem cuidado e quer receber atenção. E você como médico, toca, examina, conversa e explica, e neste sentido, eles ficam abismados como alguém que estudou tanto, está cuidando desta pessoa. Tem que gostar de gente, pois não pode ser médico quem não gosta de gente”, explicou d’Ávila.

O cardiologista ressaltou que a medicina é feita de atos generosos, de boa vontade, de benevolência, de beneficência. “Por isso que nós não podemos desrespeitá-los, não podemos perder a confiança que estas pessoas depositam em nós. E qual quer ato que viole estes princípios, é inaceitável. Nós do conselho somos bastante duros em relação a estas atitudes. Vocês vão viver com os conselhos de Medicina a partir do momento em que se formarem, vão se inscrever no conselho, receber um número e serão acompanhados por nós. Mas temos certeza que com a formação que vocês irão adquirir aqui na FIMCA, vocês têm tudo para serem os melhores profissionais”.

Para encerrar a aula, d’Ávila citou uma frase que ele costuma usar como um conselho para seus alunos de Medicina da Faculdade de Santa Catarina. “O médico que só sabe de Medicina, nada sabe, ou seja, é uma tendência comum vocês ficarem presos ás provas, notas e trabalhos, só lêem Medicina, porém é fundamental que o médico também tenha conhecimento na área da Sociologia, Antropologia, Filosofia e artes para poder conhecer o outro como pessoa humana. Se vocês começarem a estudar estas outras ciências junto com a Medicina, tenho certeza que vocês começaram a serem médicos de verdade. Parabéns e bem vindos a FIMCA, uma instituição muito bem montada e que está prontinha esperando por vocês”.

Presentes durante a Aula Magna, os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho, o coordenador de Medicina, Rui Durlacher e a coordenadora pedagógica do Curso, Gislaine Golin. Além do palestrante, o evento contou ainda com a participação do tesoureiro do Conselho Federal, Hiran Gallo e da presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/RO), Inês Mota.

Depois da palestra, acompanhado pelos diretores da Faculdade, Roberto d’Ávila conheceu todas as dependências da FIMCA como o laboratório de Anatomia Humana, que em sua opinião é muito bem estruturado tanto a parte da qualidade e quantidade das peças e a forma como estão organizadas. “O que chamou minha atenção ainda é que as peças são retiradas dos tanques, não de forma manual, mas automatizada, facilitando o manuseio e estudos dos alunos e a segurança ergonômica do técnico responsável pelo laboratório da Faculdade”.

Roberto d’Ávila destacou também outros setores da Faculdade como o biotério, a central de ar condicionado à água, que não polui a atmosfera, os laboratórios equipados com material de primeira linha, salas de aula climatizadas e amplas. “A biblioteca da FIMCA realmente é um primor. O acervo atualizado com milhares de títulos importantes para os alunos de Medicina. Tudo muito bem organizado, amplo espaço interno com cabines de estudo individuais e coletivas. Parabenizo não apenas os diretores, mas os acadêmicos que têm a disposição uma biblioteca completa com tudo que precisam para suas pesquisas. Excelente”.

Ao final do tour pelo Campus da FIMCA, d’Ávila fez questão de ressaltar a magnitude da Faculdade e do empreendedorismo dos diretores, Aparício Carvalho e Maria Silvia. “Ao longo de minha carreira tenho visitado e vistoriado inúmeras instituições de ensino superior, e pela estrutura que vi aqui, pelo cuidado e pela organização, posso garantir que a FIMCA é uma das melhores e mais bem equipadas que tive a oportunidade de conhecer. Rondônia está de parabéns, pois seus filhos têm a disposição esta Faculdade que disponibiliza o melhor para que ao se formar, sejam profissionais capacitados e de sucesso, e acima de tudo éticos”, finalizou.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/medicina-da-fimca-promove-aula-magna-a-academicos-do-primeiro-ano)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions